Interpretação em LIBRAS é destaque no Aparecida é Show em Casa

Por Felipe Fulquim

12 de maio de 2020

Por Felipe Fulquim

12 de maio de 2020


Foto: Rodrigo Estrela

Cinco intérpretes da Secretaria de Educação auxiliaram na tradução das entrevistas, depoimentos e shows durante mais de quatro horas de transmissão online

A comunidade surda de Aparecida de Goiânia também foi público cativo durante as mais de quatro horas da live Aparecida é Show em Casa transmitidas pelo Facebook da Prefeitura de Aparecida e pelo Portal Dia Online nem comemoração ao aniversário de 98 anos do município. Durante todo o evento cinco intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que são servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e ligados a Coordenadoria de Inclusão Escolar estiveram trabalhando na interpretação de todo o evento transmitido online para mais de 14 mil pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo.

A equipe de intérpretes composta pelos profissionais Diogo Araújo Vieira, Lucas Vieira Rodrigues, Márcia Batista dos Santos, Rayne Paiva e Pollyane Rodrigues de Oliveira começou no final de semana, quando receberam os vídeos e o roteiro da live e online trocaram informações sobre como se dariam os trabalhos de interpretação da noite como conta a intérprete Rayne Paiva.

“Iniciamos os trabalhos no sábado para estudar os possíveis sinais desconhecidos a serem interpretados durante a transmissão ao vivo para evitar surpresas. Ao chegarmos a Prefeitura uma hora antes da gravação nos organizamos para participar da transmissão fazendo o revezamento há cada 10 minutos para não haver perda de qualidade na interpretação, cada um com sua participação definida, para fazer a tradução de todos os momentos do começo ao final do evento”, destacou.

Em sua primeira experiência na interpretação ao vivo de um show musical, a intérprete de LIBRAS, Márcia Batista dos Santos, que trabalha com alunos surdos na Escola Municipal Maria Gomes, falou sobre a participação de sua equipe nos trabalhos realizados ontem. “Foi uma experiência gratificante, pois nossa equipe tem trabalhado com uma sintonia muito grande o que gerou um resultado prático muito bom. Nosso intuito a todo tempo é fazer uma tradução clara atendendo os requisitos das LIBRAS para que os surdos possam receber o mesmo conteúdo que as pessoas ouvintes”, explicou.

A equipe de intérpretes de LIBRAS fizeram a tradução de todos os diálogos, entrevistas, depoimentos e participações em estúdio ao vivo de entrevistados, comentários de internautas e em especial as músicas cantadas nos show gravados de consagrados nomes da música brasileiras como: Gabriel Diniz, Gusttavo Lima, Léo Magalhães, Naiara Azevedo e Isadora Pompeo.

A surda Kelle Cristina Ferreira, moradora do Setor Parque Oeste Industrial (Goiânia), que assistiu aos show online ontem destaca que foi fundamental a interpretação de todos os atos e que assim pode compreender e se divertir com tudo o que viu. “Lia algumas coisas sobre essa live no Instagram, porém, ao assistir e ver os intérpretes de LIBRAS consegui compreender e até interagir com o que foi apresentado. E uma das coisas que mais me chamou a atenção foram a clareza e precisão do trabalho dos intérpretes que se revezaram de forma muito organizada, pois é muito trabalho fazer tantas horas de interpretação”, destacou.

A coordenadora de Inclusão Escolar da Semec, Wuelta Coeles, destacou a importância histórica desta transmissão interpretada em LIBRAS do aniversário da cidade e como as lives feitas por cantores de diversos estilos durante este período de pandemia tem impulsionado a inserção da LIBRAS nestes eventos o que promove a inclusão da comunidade surda.

“A LIBRAS está em evidência nos shows online que tem acontecido durante essa pandemia do Novo Coronavírus, o que do ponto de vista da inclusão é muito positivo, pois vários artistas tem propiciado a interpretação em suas apresentações. Em Aparecida, já havíamos participado de alguns eventos e solenidades com a interpretação ao vivo, entretanto hoje foi um dia histórico para nossa comunidade surda pois tivemos participação fundamental na tradução da festa de aniversário da nossa cidade”, ressaltou Wuelta Coeles.

No domingo, Dia das Mães, durante a live do cantor Leonardo e seu filho Zé Felipe, cantores que seriam atrações do Aparecida é Show 2020, que foi cancelado por conta do isolamento social em prevenção a Covid-19, a participação de intérpretes de LIBRAS de uma equipe de Goiânia foi destacada na homenagem feita às mães e ao aniversário de Aparecida feito pelos cantores sertanejos em sua apresentação.

LIBRAS na Educação

Com 26 servidores públicos intérpretes de LIBRAS e cerca de 40 alunos surdos em Cmeis e em escolas municipais do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, a Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia desenvolve um trabalho diário de inclusão escolar que preza pela alfabetização e socialização com os alunos ouvintes da comunidade escolar promovendo a equidade.

O departamento de Inclusão Escolar, que é responsável pelas ações de planejamento, supervisão e apoio às atividades desenvolvidas pelos intérpretes de LIBRAS junto às crianças que são acompanhadas tem promovido eventos de formação e capacitação regularmente para aprimorar os trabalhos desenvolvidos pela área dentro da Rede Municipal de Ensino.

Exemplo de compromisso do município com a inclusão escolar foi o 3º Seminário Goiano de Educação Bilíngue que a Prefeitura de Aparecida realizou em setembro de 2019 em parceria com o Instituto Federal de Goiás, polo de Aparecida, e com a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Este evento reuniu centenas de profissionais e estudantes da área e foi destaque pela presença de professores de renome, especialistas em educação de surdos.

“Nosso projeto é estabelecer essa equipe fixa de intérpretes de LIBRAS para ficar à disposição da Prefeitura para atender às áreas de eventos e à Comunicação para gravações de vídeos e na interpretação gravada ou ao vivo de eventos públicos em geral, pois esse trabalho é importante no acesso à informação e na inclusão da comunidade surda de Aparecida que possui cerca de 1.232 pessoas, segundo o IBGE”, destacou Wuelta Coeles.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)