Investimentos em Educação e Tecnologia serão prioridades em 2019

Por Rackel Vieira

28 de novembro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Com a intenção de promover um ensino de qualidade nas escolas do município, voltado para a ciência, tecnologia e inovação, o prefeito Gustavo Mendanha anunciou na manhã desta quarta-feira, 28, em um café da manhã com um grupo de alunos da Escola Municipal Francisco Rafael Campos, uma série de investimentos na área. Ao todo, serão investidos R$ 50 milhões que serão divididos nas áreas de Ciência e Tecnologia tornando Aparecida uma Cidade Inteligente com a implantação de fibras ópticas que levarão internet para todos os bairros; na reforma das escolas e também nos projetos de inclusão das aulas de robótica nas unidades escolares.

O gestor explicou aos estudantes, professores e diretor da Escola Francisco Rafael que os investimentos fazem parte do Projeto Cidade Inteligente. “Vamos começar a colocar em prática tudo que planejamos para esse avanço em Aparecida. Nosso objetivo é utilizar a inteligência e tecnologia para facilitar as vidas das pessoas. A rede de conexão instalará mais de 600 quilômetros de fibra óptica, câmeras de videomonitoramento, sistema de iluminação mais eficaz e econômico e a desburocratização dos processos no município. Com isso vamos melhorar tanto a educação quanto a segurança, saúde, e infraestrutura, transformando o município”, destacou o prefeito.

“Temos que defender o que deveria ser óbvio – mais ensino de qualidade, mais ciência, mais ciência aplicada, tecnologia e inovação. Essas áreas serão nossas prioridades a partir do próximo ano (2019). Vamos buscar melhorar a formação dos professores, equipar as escolas com computadores, dar acesso à internet, reformar as unidades de educação já existentes e também construir novas unidades e também quadras esportivas e bibliotecas”, reiterou o prefeito, que na oportunidade anunciou também que a primeira escola a ser beneficiada com a reforma será a dos alunos presentes, Escola Municipal Francisco Rafael Campos.

O diretor André Alcântara Brandão agradeceu o apoio do poder público na implantação do projeto e também ficou contente com os anúncios na área da educação. “A gente precisa realmente de um espaço mais atrativo para que nossos alunos queiram ir e ficar na escola. E as aulas de robótica e unidades mais bem equipadas são um incentivo a mais para que os mais de 1,2 mil estudantes da Francisco Rafael se sintam mais motivados para estudar e ser alguém no futuro. Esses incentivos aliado aos bons profissionais que temos na escola, farão a diferença no desenvolvimento de projetos de pesquisa, principalmente para os estudantes, que antes não teriam oportunidade de trabalhar mais a fundo em um projeto como este pela falta de investimento”, comentou o diretor.