Jardim Buriti Sereno concentra a maioria dos casos ativos de Covid-19 em Aparecida

Por Rackel Vieira

3 de março de 2021

Por Rackel Vieira

3 de março de 2021

Foto: Enio Medeiros

Os três bairros que lideram o ranking de mais registros de casos ativos em Aparecida são: Jardim Buriti Sereno, com 55; Cidade Vera Cruz, com 30; e Setor Garavelo com 24 casos ativos

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia obtém diariamente um mapeamento do avanço da doença da Covid-19 na cidade a partir da testagem em massa da doença. Os dados estão disponíveis em um painel eletrônico desenvolvido pelas secretarias municipais da Fazenda e da Saúde (SMS) e é atualizado diariamente para proporcionar mais transparência e clareza sobre o cenário da pandemia no município.

De acordo com o painel, os bairros com maior incidência de casos ativos de Covid-19 na cidade, atualmente, é o Jardim Buriti Sereno, com 55 casos ativos, seguido por Cidade Vera Cruz com 30; e Setor Garavelo, com 24 casos. Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o Jardim Buriti Sereno configurava sempre no topo da lista de casos confirmados e ativos.

Em quarto está o Jardim Tiradentes, com 23 ativos; em quinto está o Garavelo Residencial Park, com 22; seguido em 6° do Jardim Tropical, com 21; seguido pelo Jardim Alto Paraíso com 21 casos; e em oitavo lugar está o Parque Veiga Jardim, com 20 casos ativos. Na 9ª posição está o Pontal Sul, com 20, e em décimo está a Vila Brasília, com 16 casos ativos.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida, afirma que desde o início da pandemia, Aparecida de Goiânia priorizou a transparência na divulgação de dados. “O acesso a informação é fundamental para que a população possa se planejar e se precaver. No Painel Covid-19, por exemplo, é possível verificar a evolução do quadro epidemiológico, as taxas de ocupação dos leitos de UTI, o nível de risco do município e a situação de cada bairro”, afirmou. O painel é de acesso público e está disponível no endereço: http://www.aparecida.go.gov.br/covid-19/.

O painel mostra que até esta terça-feira, 2º, Aparecida registrou 846 casos ativos de Covid-19. “É realmente preocupante o ritmo crescente de transmissão do novo Coronovírus. Precisamos ficar atentos e ter cuidado, principalmente nos bairros que lideram o ranking. O que chamamos de casos ativos são pessoas que testaram positivo para a doença e ainda não se recuperaram. Ou seja, são potenciais transmissores da Covid-19. Estão na fase aguda da doença”, destacou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Atualmente, Aparecida confirmou 49.817 casos, sendo que 48.266 pessoas infectadas já estão recuperadas e 705 vieram a óbito por Covid-19. Após o resultado positivo os pacientes passam a ser monitorados pela equipe do Telemedicina, sendo que os mais vulneráveis ao vírus realizam, a cada 48h, uma bateria de exames laboratoriais para análise da evolução da doença, evitando assim o risco de agravamento rápido e óbito. No momento a taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 89%.

Ranking – No total, 150 bairros da cidade têm registros de casos confirmados e ativos de Covid-19. Todos eles podem ser conferidos no painel Covid-19 no site da Prefeitura de Aparecida.

Medidas adotadas para reduzir o contágio da doença e evitar o colapso no sistema de saúde

Foi publicado no último sábado, 27, no Diário Oficial Eletrônico de Aparecida de Goiânia, a Portaria N° 012 GAB/SMS, que estabelece orientações operacionais em atenção às medidas de enfrentamento da pandemia. O documento promove o isolamento social na cidade. Conforme a portaria, a partir de segunda-feira, 01 de março, todas as atividades econômicas deverão ficar fechadas por sete dias no município, salvo serviços essenciais e demais exceções.

“Nós tivemos que tomar essa decisão em razão do aumento da transmissão da Covid-19 nas cidades e consequentemente do agravamento da doença, levando os pacientes a serem internados. Até semana passada estávamos com 60% dos leitos de UTI ocupados e hoje já são 90%. O momento é grave e de grande preocupação, por isso, mais do que nunca é importante que todos entendam e colaborem”, enfatizou o prefeito Gustavo Mendanha.