Jardim Tiradentes concentra a maioria dos casos ativos de Covid-19 em Aparecida

Por Rackel Vieira

4 de setembro de 2020

Foto: Rodrigo Estrela

Os três bairros que lideram o ranking de mais registros de casos ativos em Aparecida são: Jardim Tiradentes, com 70; Cidade Vera Cruz, com 42; e Jardim Buriti Sereno, com 33 casos ativos

A partir da testagem em massa de pessoas para a identificação de casos de Covid-19, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia obtém diariamente um mapeamento do avanço da doença no município. Os dados estão disponíveis em um painel eletrônico de acesso público no endereço: http://www.aparecida.go.gov.br/covid-19/.

De acordo com os dados analisados nesta sexta-feira, 04 de setembro, o bairros com maior incidência de casos ativos de Covid-19 na cidade atualmente é o Jardim Tiradentes, com 70 casos ativos, seguido por Cidade Vera Cruz com 42; e Jardim Buriti Sereno, com 33 casos. Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o Buriti Sereno configurava sempre no topo da lista de casos confirmados e ativos.

Na quarta colocação está o Jardim Alto Paraíso, com 22 ativos; em quinto está o Setor Garavelo, com 22; seguido em 6° do Sítio Santa Luzia, com 20; seguido pelo Garavelo Residencial Park com 19 casos; e em oitavo lugar está o Setor dos Afonsos, com 15 casos ativos. Na 9ª posição está o Setor Cidade Satélite São Luiz, com 14, e em décimo está a continuação do Jardim Bela Vista, com 12 casos ativos.

“Desde o início da pandemia, Aparecida de Goiânia priorizou a transparência na divulgação dos dados. O acesso a informações é fundamental para que a população possa se planejar e se precaver. No Painel Covid-19, por exemplo, é possível verificar a evolução do quadro epidemiológico, as taxas de ocupação dos leitos de UTI, o nível de risco do município e a situação de cada bairro”, afirmou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a última quinta-feira, 03, Aparecida registrou 771 casos ativos de Covid-19. “O número de casos ativos é volátil. Muda muito todos os dias. Mas, precisamos ficar atentos e ter cuidado, principalmente nos bairros que lideram o ranking. O que chamamos de casos ativos são pessoas que testaram positivo para a doença e ainda não se recuperaram. Ou seja, são potenciais transmissores da Covid-19. Estão na fase aguda da doença”, destacou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

No momento, Aparecida confirmou 23.755 casos, sendo que 22.615 pessoas infectadas já estão recuperadas e 364 vieram a óbito por Covid-19. Após o resultado positivo os pacientes passam a ser monitorados pela equipe do Telemedicina, sendo que os mais vulneráveis ao vírus realizam, a cada 48h, uma bateria de exames laboratoriais para análise da evolução da doença, evitando assim o risco de agravamento rápido e óbito. Até às 17h desta quinta-feira, 03, haviam 77 leitos de UTI para Covid-19 ocupados e a taxa girava em torno de 60%.

Ranking – No total, 151 bairros da cidade têm registros de casos confirmados e ativos de Covid-19. Todos eles podem ser conferidos no painel Covid-19 no site da Prefeitura de Aparecida.