Jogos Internos movimentam alunos da Escola Vinovita Guimarães da Silva em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

22 de outubro de 2018

Por Rodrigo Augusto

22 de outubro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Competição promove prática esportiva e a valorização de princípios como respeito, solidariedade e trabalho em equipe

Arremessos, saltos, chutes, cestas, gols, comemorações, abraços, gritos de incentivo e muito suor estarão presentes, até o dia 28, em boa parte do tempo dos 449 alunos da Escola Municipal de Ensino Integral Professora Vinovita Guimarães da Silva que estão participando dos Jogos Internos 2018 da unidade. Na tarde desta segunda-feira, 22, os estudantes participaram da solenidade de abertura da competição que reúne três modalidades esportivas: futsal, queimada e basquete. O evento, que destacou o companheirismo, respeito e a solidariedade contou com a presença de pais, servidores da escola, secretários e do prefeito Gustavo Mendanha.

“Juro participar dos Jogos Internos Vinovita 2018, consciente de que, deverei fazê-lo com o mais alto espírito de lealdade, esportividade, e respeito para com os meus adversários, colegas de equipe e para com a organização deste evento. Juro participar dos Jogos Internos Vinovita 2018 como competidor real, respeitando os demais competidores e as normas que regem a competição e principalmente promovendo confraternização para glória da minha instituição de ensino”, destacou o aluno do 5º ano A ao ler o juramento da competição.

“O esporte tem um papel fundamental no desenvolvimento e socialização da criança. Esses eventos dão oportunidade para crianças, que muitas vezes, não têm opções de esporte, lazer e recreação fora da escola. E é uma satisfação muito grande estar aqui na abertura dos Jogos Abertos desta escola que é modelo em nossa cidade. É muito bom poder confraternizar com os pais, servidores e estudantes”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha durante a solenidade.

As execuções dos hinos de Aparecida e do Brasil, apresentações de dança, acendimento de uma pira olímpica simbólica e o desfile de algumas equipes que irão disputar os jogos marcaram a festa de abertura realizada na quadra poliesportiva da escola. “Nosso objetivo é promover a interação entre os alunos, despertar o espírito competitivo independente de vitória ou derrota com mais união, respeito e solidariedade no dia-a-dia das crianças”, justificou a diretora da escola, Selma Soares.

Momentos antes de apresentar um número de dança ao lado dos amigos, o estudante Paulo Henrique Oliveira de Sousa, de 10 anos, não conseguia conter a ansiedade para entrar em quadra e disputar uma medalha na competição escolar. “É muito bom poder participar dos jogos, gosto muito de esporte e espero conseguir um bom resultado”, resumiu ele que irá disputar as três modalidades da competição.