Jovens recebem certificado de cursos para ingressar no mercado de trabalho

Por Solange Araújo

26 de junho de 2019

Por Solange Araújo

26 de junho de 2019

Foto: Enio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, entregou, nesta terça-feira, 26, os certificados dos cursos de Empreendedorismo e Informática do Programa de Qualificação nos Bairros. Ao todo, 20 adolescentes receberam a certificação de conclusão de curso em solenidade realizada no auditório Fórum. O projeto é resultado de uma parceria da prefeitura, com o Sesi e o Juizado da Infância e Juventude de Aparecida e tem como objetivo levar os cursos de qualificação para os jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Os cursos foram ministrados no período de dois meses, no prédio do Fórum, em salas equipadas com computadores para as aulas de informática. De acordo com o coordenador dos Cursos de Qualificação da Prefeitura de Aparecida Frederico Barroso dos Santos, são oferecidos aos jovens conhecimentos na área de empreendedorismo, logística e também na área ambiental. “Estamos muito felizes com essa turma de formandos que foram alunos dedicados e temos certeza que logo estarão no mercado de trabalho”, pontua o coordenador.

Estiveram presentes no evento o secretário do Trabalho, Adriano Montovani, o coordenador dos Cursos de Qualificação da Prefeitura de Aparecida Frederico Barroso dos Santos e Raquel Biasi Nascimento assistente social do Juizado da Infância e Juventude de Aparecida, que homenagearam os alunos e pais e entregaram os certificados com os professores. Para o secretário de Trabalho Adriano Montovani o número de alunos que concluem os cursos é satisfatório.

“Nós temos a sensação de dever cumprido, e que estamos fazendo um bom trabalho de qualificação e inserção desses jovens no mercado de trabalho”. Segundo o secretário, os jovens recebem acompanhamento após a conclusão dos cursos com o encaminhamento de vagas no Sine. “Nós entendemos que esse é o caminho certo para contribuirmos com a formação dos adolescentes. Por isso ampliamos nosso trabalho, com carteira de trabalho e também ampliando as vagas nos cursos de qualificação profissional”, pontua o titular da pasta sobre projetos futuros.

“O trabalho tem sido realizado há quase três anos e tem se mostrado eficiente nos resultados e na aceitação por parte da família e do adolescente”, comenta a assistente social do Juizado da Infância e Juventude de Aparecida, Rackel Biasi Nascimento. De acordo com a assistente quase 80% dos alunos concluíram o curso e existe uma expectativa tanto dos alunos quanto dos pais, para a inserção do jovem no mercado de trabalho.

Oportunidade
Zenaide Soares Chaves é mãe de Ana Cecília de 15 anos, e fala sobre a importância do curso para a filha e a satisfação com a formatura. “Esse curso chegou em um momento exato. Estou muito feliz com o resultado e só tenho a agradecer a oportunidade que deram a minha filha”, pontua Zenaide. Já Ana Cecília, que fez o curso de Informática, diz que vai fazer mais cursos para se aprimorar na informática. “O curso me ajudou a ter uma visão diferente das coisas, aprendi bastante com ele e espero conseguir um emprego na área que eu desejo”.

Danielly Ribeiro Jorge de 14 anos diz estar surpresa com o resultado. “Consegui aproveitar bastante o curso e tenho certeza que vai me ajudar a entrar no mercado de trabalho”, disse a adolescente que concluiu o curso de empreendedorismo. Jonas de Almeida Silva, 17 anos, é da mesma turma de Danielly e conta o que aprendeu nos meses de formação e espera que quando fizer 18 anos já esteja empregado. “Espero conseguir um bom emprego e pretendo continuar me qualificando com mais cursos para ser um bom profissional”, comenta o jovem.  “Sempre quis fazer o curso de empreendedorismo, foi uma grande oportunidade, aprendi bastante e estou muito feliz com o resultado”, conta Tayslane Silva Neles, de 14 anos, que vai começar a fazer outro curso de Administração no Sesi.

Projeto – Com o objetivo de ampliar as oportunidades de qualificação profissional para os jovens de Aparecida de Goiânia, a secretaria de Trabalho, Emprego e Renda está com projeto de abrir duas mil vagas neste segundo semestre. Os interessados devem procurar a secretaria no endereço, ou ligar no telefone para mais informações.

Adriano Montovani explica que o projeto de Qualificação Profissional nos bairros é uma parceria da Prefeitura de Aparecida de Goiânia com entidades filantrópicas do município e tem como objetivo levar os cursos de qualificação para mais perto dos moradores.