Último final de semana do Festival Córtex oferece palestras e oficinas sobre tecnologia

Por Rackel Vieira

28 de julho de 2017

Por Rackel Vieira

28 de julho de 2017

Foto: Enio Medeiros

Realizado ao longo do mês de julho com diversas atividades, o festival foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (28) pelo prefeito Gustavo Mendanha e entrará para grade de eventos multidigitais do município.

Aparecida de Goiânia, 28 de julho de 2017 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou oficialmente na manhã desta sexta-feira, 28, a 1ª edição do Festival Córtex: Experiências Digitais. A programação para o último final de semana do evento (sexta-feira, 28 e sábado, 29) ocorrerá a partir das 8h até as 22h, no Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU) Orlando Alves Carneiro, na Cidade Vera Cruz. O objetivo do festival é de fomentar a cultura digital em seus diversos campos de aplicação – design, arte, tecnologia, audiovisual, games, mídias digitais, robótica, economia e trabalho – apresentando e discutindo soluções voltadas para o bem-estar social, para as ciências e para o futuro.

“Logo no início do projeto da reforma administrativa, uma das minhas prioridades foi de criar a Secretaria de Ciência e Tenologia e Inovação justamente pensando em uma série de iniciativas para incentivar a inovação, criatividade, socialização e a integração do cidadão em prol da inclusão social, do empoderamento e exercício da cidadania. Essa é a primeira edição do Córtex, mas o intuito é realizar outros eventos como este. Além de oferecer cultura e entretenimento, o festival capacita a população para receber tudo de tecnológico e inovador que vamos trazer para Aparecida”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas, o festival tem acontecido desde o início de julho com diversas ações voltadas para todos os públicos. “As ações incluem mostra de games, exibição de filmes nas quintas-feiras, levando cultura audiovisual para diversos bairros e a exposição ‘Conheça sua cidade’, com exposição de fotos em 360º que podem ser vistas com óculos de realidade virtual que está aberta ao público no Aparecida Shopping”, disse.

Durante o festival, é possível participar de simpósio, oficinas, cursos e exposições, além de sessões no planetário móvel da Universidade Federal de Goiás, conferir exposição de games e uma mostra de robótica. À noite serão realizados apresentações de rap, batalhas de Mc’s e shows sertanejos. Entre os assuntos abordados nestes últimos dois dias do evento estão as Tendências em Inovação e as  Oportunidades ao Brasil, Programação e Criatividade, Cultura digital e narrativas complexas, Inovação e Empreendedorismo, Economia Criativa e Arte Digital com o Observatório Brasileiro da Economia Criativa de Goiás, Conectividade – Rede MetroGyn, Produção de Animação com a técnica de Stop-motion, Pequiduíno – Introdução à Robótica, à Visualização de dados e à Fotografia.

O secretário de Ciência e Tenologia e Inovação, Cleomar Rocha, explica que o Festival Córtex, elaborado em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, tem como principal objetivo capacitar os cidadãos aparecidenses para os projetos da Prefeitura em transformar Aparecida em uma cidade inteligente.“O festival foi projetado para pensar e discutir a cultura digital e como isso interfere a nossa inteligência”, explicou.

“Nomeamos o festival com a palavra Córtex pelo seu significado que é a membrana que envolve o cérebro, responsável por boa parte das manifestações humanas. A cidade inteligente tem como consequência cidadãos inteligentes e é nessa dinâmica que nós trabalhamos nesse projeto, com a perspectiva de que a mudança acontece a partir de inteligências de pessoas e não apenas a instrumentalização, o aparelhamento de setores privados e públicos”, reiterou Cleomar Rocha.

PRESENÇAS –  Também estiveram presentes na solenidade de lançamento do Festival Córtex o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, os secretários Gefferson Aragão (Esporte), Adriano Montovani (Trabalho), Cilene Alves (Regulação Urbana) e Arnaldo Leite (Mobilidade e Defesa Social). Também marcaram presença o deputado Estadual, Jerferson Rodrigues e vereador Cláudio Nascimento (PRB).