Liberação do cruzamento das avenidas São Paulo, Rudá e Tapajós beneficia milhares de motoristas e comerciantes

15 de dezembro de 2018

Com 90% das obras concluídas, o viaduto Vereador Antônio Borges, na Vila Brasília teve mais uma etapa entregue na manhã deste sábado, 15, com a liberação do tráfego na ponte superior da trincheira, no cruzamento das Avenidas São Paulo, Rudá e Tapajós. As obras fazem parte dos trabalhos da administração municipal em promover maior mobilidade urbana em Aparecida de Goiânia, com obras estruturantes que diminuiem os gargalos e pontos de congestionamento, dando maior fluidez ao trânsito da cidade.

“Neste trecho transitam cerca de 60 mil veículos diariamente e nosso objetivo com a obra foi o de melhorar esse trajeto, proporcionando mais mobilidade e fluidez. Com mais esta etapa entregue, os motoristas poderão cruzar a Rudá e Tapajós, indo de um sentido à outro da cidade e também entrar e sair de Aparecida com destino à capital. E quando entregarmos a terceira etapa, o trânsito aqui nesse gargalo, onde os condutores ficavam um tempo parados, será ainda mais ágil”, sublinhou o prefeito Gustavo Mendanha.

De acordo com a secretaria de Infraestrutura, com a finalização das obras de concretagem das cortinas, implantação das vigas pré-moldadas e do tabuleiro, foi possível concluir a pavimentação e sinalização de trânsito do cruzamento e desta forma liberar tráfego de veículos no local, o que para motoristas e comerciantes foi muito bom. “Sabemos que a obra é importante, mas a interdição prejudica o movimento. E agora teremos o fluxo de clientes de volta, o que é muito bom”, disse o empresário Hugo Leonardo.

A engenharia de tráfego do trecho liberado é contemplado com semáforo de três tempos e faixas de pedestre. “O primeiro estágio, o semáforo será aberto ao mesmo tempo no trajeto sentido Goiânia/BR-153 e sentido Br-153/Goiânia. No segundo estágio beneficia os motoristas que vem da Tapajós e Avenida Brasília, podendo seguir para a Rudá ou entrar a esquerda na Avenida São Paulo sentido Goiânia. Já no terceiro tempo, os condutores que estão na Avenida Rudá poderão seguir para a Avenida Tapajós e entrar a direita na Avenida São Paulo sentido Br-153”, informou o secretário de Mobilidade, Luziano da Costa Vale.

Trincheira
Orçada em R$ 13,1 milhões, recursos oriundos do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura de Aparecida, a obra contempla ainda um moderno sistema de drenagem e captação de água pluvial, além de paisagismo e sinalização para pedestres. O projeto do viaduto prevê o rebaixamento da Avenida São Paulo no cruzamento com as Avenidas Tapajós e Rudá, na Vila Brasília. A Avenida São Paulo passará por baixo da interligação entre as duas vias, eliminando semáforos tanto para os condutores que se dirigem sentido Goiânia/BR-153 quanto para os que se dirigem sentido Br-153/Avenida 4ª Radial-Goiânia.

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela explica que 90% das obras do viaduto Vereador João Antônio Borges já estão concluídas, faltando praticamente a pavimentação da parte rebaixada da trincheira. “Esta parte necessita de no mínimo 15 dias de estiagem para secar toda a terra e assim podermos passar a massa asfáltica que correspondem a apenas 10% de todo o projeto. Depois é só finalizar os acabamentos e a parte paisagística e entregar a obra completa. Isso deve ocorrer, conforme prevemos, para fevereiro ou março”, disse o secretário que acompanhou o prefeito na liberação do cruzamento.