Linhas interbairros beneficiam diretamente população ligando Aparecida de ponta a ponta

Por Daniela Ribeiro

26 de junho de 2018

Por Daniela Ribeiro

26 de junho de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Novo itinerário, saindo do Terminal Maranata em direção ao Terminal Araguaia começa a operar nesta quinta-feira, 28, a partir das 7h, com viagem inaugural. Os trâmites da solenidade foram definidos em reunião na manhã desta terça.

Promover um transporte coletivo de qualidade e que beneficie diretamente a população é uma das funções do poder público. Para isso, o prefeito Gustavo Mendanha, enquanto presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) implantou uma extensão da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) em Aparecida. Essa ramificação possibilitou a implantação de seis novas linhas de ônibus na cidade, que facilitam a vida dos usuários em sua locomoção pela cidade, indo de suas casas para o trabalho e do trabalho para casa.

E nesta quinta-feira, 28, às 7h, entra em funcionamento a linha 972, que faz o itinerário entre o Terminal Maranata e Terminal Araguaia. Esta é a segunda linha lançada.  A primeira, 970, com trajeto Terminal Araguaia/Setor Santa Luzia começou a operar em maio e já transportou milhares de passageiros da região Central à Leste de Aparecida. O trajeto percorrerá vias importantes de 10 bairros incluindo o Jardim Maranata. São eles: Jardim Ibirapuera, Jardim Tiradentes, Jardim Dom Bosco, Bairro Independência Mansões, Jardim dos Girassóis, Comendador Walmor, Serra Dourada e Centro.

“Todo mês vamos lançar uma linha, pulando apenas julho que é período de férias, cumprindo um compromisso do prefeito Gustavo Mendanha com a população de Aparecida de Goiânia. Esta nova linha diminuirá o tempo que o usuário ficará dentro do ônibus no deslocamento de sua casa para o trabalho ou qualquer que seja o seu destino, além de gerar economia, pois com estes novos trajetos, os aparecidenses não precisarão pegar mais de um ônibus para reduzir o tempo. Estamos ligando Aparecida à Aparecida, melhorando assim a qualidade de vida de todos”, sublinhou o vice-prefeito Veter Martins.

Uma viagem inaugural, com a presença de autoridades municipais e líderes comunitários das regiões beneficiadas pela linha 972 será realizada após a solenidade de lançamento do trajeto. A linha fará todo o itinerário, saindo do Terminal Maranata em direção ao Terminal Araguaia. “A primeira linha já atende milhares de moradores que dependem do transporte público e as novas que serão implantadas até o final deste ano, beneficiarão ainda mais pessoas”, comemorou Veter martins.

Carta busca junção de CDTC e CMTC para melhor atender o usuário

Na busca por um novo modelo de gestão e governança do transporte público, que vise proporcionar melhorias no sistema para os usuários, a carta, feita no final do Seminário Transporte Público Coletivo e sua Governança, foi entregue à nova diretoria da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). O documento, que foi assinado por todos os palestrantes e também pelo prefeito Gustavo Mendanha, prevê mudanças significativas na oferta do serviço público incluindo a junção da CDTC com a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC).

A carta exemplifica que a região metropolitana de Goiânia, composta hoje por 18 cidades se expandiu muito nos últimos 10 anos, por isso a necessidade de um novo conceito e funcionalidade do transporte público. O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins, que entregou o documento ao novo secretário da Companhia, Lucérgio Henrique Borges Silva durante reunião realizada no gabinete, na manhã desta terça-feira, 26, destacou a necessidade desse novo olhar e da junção das duas companhias para melhorar a oferta à população.

“Estamos defendendo essa junção, pois entendemos que o transporte coletivo precisa avançar na busca de melhorias. E hoje a CDTC realiza algumas discussões técnicas sem ter o embasamento necessário, por isso que esta união com a CMTC, que é quem fiscaliza e organiza o serviço na região metropolitana. E assim poderemos discutir, todos juntos, tendo um resultado positivo para todas as partes interessadas. E o prefeito Gustavo, enquanto ainda era presidente da Câmara Deliberativa, já avançou muito nas discussões para o fortalecimento do órgão fiscalizador”, comentou Veter Martins.

O secretário Lucérgio pontuou que irá entregar a carta para o novo presidente da CDTC, Jânio Darrot, prefeito de Trindade. “Nós vamos dar andamento ao julgamento dos processos em andamento fazendo até mesmo uma força-tarefa para agilizar e continuaremos analisando essa junção, um desejo antigo das outras gestões. Isso ajudará no fortalecimento da CMTC e também proporcionará melhorias no transporte coletivo beneficiando o usuário que é o maior interessado em todas as decisões tomadas entre as duas Companhias”, salientou ele. O superintendente de Ações Institucionais da Prefeitura, Ronaldo Coelho também participou da reunião.

Presente na reunião, Olmo Xavier, assessor de Mobilidade Urbana da Rede Mob Consórcios, classificou que o transporte público é uma atividade dinâmica por conta do crescimento das cidades e surgem novas demandas, por isso o governo e as prefeituras precisam estar preparadas para atender a população. “Nós temos um histórico na Região Metropolitana de inovarmos, a própria criação da CMTC no início dos anos 2000 foi importante para isso, pois colocou as cidades conversando em forma unificada. Mas é preciso estar sempre evoluindo e essa junção será primordial para um novo transporte”.