Maguito assina amanhã a escritura do terreno doado à UFG

SUGESTÃO DE PAUTA

Aparecida de Goiânia, 14 de dezembro de 2012 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), assina amanhã, 21, às 9 horas, no Centro de Cultura José Barroso, a escritura do terreno doado pelas famílias Cunha Bastos e Nogueira, à Universidade Federal de Goiás (UFG) e destinado à construção do primeiro campus avançado da instituição no município. A solenidade contará com a presença do Magnífico Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.

A área possui 500 mil m², está localizada na Região da Mata, próximo a um dos pólos industriais do município, e foi cedida sem ônus para a prefeitura. O edital de doação foi finalizado no dia 19 de junho deste ano e a UFG já iniciou a licitação das obras.

O campus da UFG em Aparecida faz parte do programa de expansão da Rede Federal de Educação e foi anunciado no dia 18 de agosto de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff. Além de Aparecida, o município de Cidade Ocidental, no entorno do Distrito Federal, também ganhará um campus.

A escolha por Aparecida atendeu uma reivindicação feita pelo prefeito Maguito Vilela desde o início de sua gestão. “O município tem mais de 500 mil habitantes e uma demanda crescente por educação superior pública. A conquista de um campus da UFG representa um marco na história de Aparecida. Com certeza a instituição ampliará o desenvolvimento econômico e social do município”, sublinhou Maguito.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a expansão do ensino superior prevê a construção de quatro universidades federais, no Pará, no Ceará e na Bahia, além de 47 novos campus pelo país. A expectativa é de que 20 destes campus sejam instalados até 2012 e os 27 restantes, até 2014.

PEDRA FUNDAMENTAL – Com a escrituração da área destinada à construção do campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG), a prefeitura planeja fazer o lançamento da pedra fundamental em março de 2013. No mesmo período, o prefeito Maguito Vilela assinará a ordem de serviço para abertura de uma avenida que dará acesso ao novo campus.

A unidade da UFG em Aparecida vai oferecer inicialmente oito cursos, que serão definidos de acordo com a demanda do setor produtivo do município. Ao todo, 90 professores e 1.350 alunos deverão movimentar o campus nos seus primeiros meses de funcionamento.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Assinatura da escritura do terreno destinado à construção do campus da UFG em Aparecida.

Data: 21 de dezembro de 2012 (sexta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso (Aparecida é Show). Rua Gervásio Pinheiro, APM – Residencial Village Garavelo.