Maguito e Edward Madureira assinam escritura da área doada à UFG

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 21 de dezembro de 2012 – Diante de uma platéia de mais de 200 pessoas, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, assinaram nesta sexta-feira, 21, a escritura do terreno destinado à construção do primeiro campus avançado da instituição no município, doado pelas famílias Cunha Bastos e Nogueira.

“Essa assinatura é apenas o primeiro passo para muitos benefícios que virão. É importante ressaltar que nada disso seria possível sem a credibilidade da nossa Presidenta Dilma Rousseff, que sempre nos atendeu prontamente. A doação feita pelas famílias Cunha Bastos e Nogueira também tem que ser destacada. Só tenho a agradecer à todos. Aparecida merece o melhor”, completou.

O Reitor Edward Madureira Brasil justificou a vinda da instituição para o município. “Aparecida é hoje uma das maiores economias do estado, nada mais justo do que uma Universidade do porte da UFG se instalar aqui. Desde que foi criada, passamos de 8 mil para 25 mil alunos, criamos 80 novos cursos e triplicamos o número de mestrados e doutorados oferecidos pela Universidade. Hoje, graças ao grande prestígio de Maguito, Aparecida recebe esse ensino de qualidade”, enfatizou.

O terreno de 500 mil m² foi doado à universidade pelas famílias Cunha Bastos e Nogueira, por meio de edital de chamamento público. O campus de Aparecida de Goiânia, cujas obras estão previstas para serem iniciadas no começo de 2013, foi anunciado em agosto de 2011 pela presidente Dilma Roussef, em cerimônia de anúncio da expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica. A expansão prevê ainda a construção de um câmpus da UFG na Cidade Ocidental, no entorno de Brasília.

Representando a família Cunha Bastos, da fazenda Fazendinha, Francisco Cunha Bastos explicou a doação. “Em meados de 2011, estive na sala do prefeito e ele falou que precisava de uma área de 200 mil metros quadrados para a construção da UFG. Imediatamente pensei na doação. Fiz isso porque meu avô, que em 1938 cursou Medicina demorava até 5 dias para chegar à Universidade, e sempre que tinha oportunidade ajudava quem queria estudar. Procurei então meu tio, Ronaldo Cunha Bastos, e disse que havia doado quatro alqueires de suas terras. Sabendo qual era a finalidade, aceitou prontamente. Agora vamos propiciar aos aparecidenses, e moradores de todo Estado e até do país, um ensino superior de qualidade”, contou.

Já na primeira visita técnica ao terreno, foi constatada a necessidade de uma área maior, de aproximadamente 500 mil metros, que propiciasse expansão futura da universidade. “Fomos procurados pelo Francisco, nosso vizinho de Fazenda, e ele fez o pedido, que atendemos com maior alegria, por entender que Aparecida merece essa conquista”, sublinhou Alvicto Ozores Nogueira, da fazenda Santa Rita de Cássia, lembrando que cada família se encarregou da doação de 250 mil m² de suas terras, que fazem divisa.

NOVO CAMPUS – A escolha por Aparecida atendeu uma reivindicação feita pelo prefeito Maguito Vilela desde o início de sua gestão. “O município tem mais de 500 mil habitantes e uma demanda crescente por educação superior pública. Com certeza a instituição ampliará também o desenvolvimento econômico e social do município”, destacou Maguito.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a expansão do ensino superior prevê a construção de quatro universidades federais, no Pará, no Ceará e na Bahia, além de 47 novos campus pelo país. A expectativa é de que 20 deles sejam instalados até 2012 e os 27 restantes, até 2014.

A unidade da UFG em Aparecida vai oferecer inicialmente oito cursos, que serão definidos de acordo com a demanda do setor produtivo do município. No entanto, de acordo com o Reitor, alguns já estão definidos. “Iniciaremos com Engenharia Química, Engenharia da Produção, Engenharia de Transportes e Geologia. Os demais serão definidos de acordo com a demanda do município”, reiterou. Ao todo, 90 professores e 1.350 alunos deverão movimentar o campus nos seus primeiros meses de funcionamento, previsto para meados de 2014.

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo informando sobre o lançamento da Pedra Fundamental, previsto para março de 2013. No mesmo período, será aberta a licitação para o início das obras construção e o prefeito Maguito Vilela assinará a ordem de serviço para abertura de uma avenida que dará acesso ao novo campus, entre outros serviços de infraestrutura.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade, além dos doadores das áreas e suas famílias, a primeira-dama e secretária de Ação Social, Carmem Silvia; o vice-prefeito, Tanner de Melo; o vice-prefeito eleito, Ozair José; os deputados federais, Leandro Vilela (PMDB) e Rubens Otoni (PT);  os deputados estaduais, Daniel Vilela (PMDB) e Mauro Rubem (PT); secretários municipais; vereadores em pleito e eleitos; empresários do município; representantes da UFG; professores e a comunidade.