Maguito e Padilha assinam amanhã convênio para construção de Hospital Municipal

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Arquivo Secom

Durante a passagem por Aparecida, ministro também entregará oficialmente três unidades de atendimento psicossocial implantadas em parceria com Governo Federal.

Aparecida de Goiânia, 23 de julho de 2013 – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Aparecida de Goiânia amanhã, sexta-feira (23), para a assinatura do convênio de construção do Hospital Municipal, juntamente com o prefeito Maguito Vilela (PMDB). A solenidade será às 17 horas, na Feira Coberta da Cidade Vera Cruz I, logo após visita à área destinada ao hospital, que fica próxima à feira.

O projeto vem sendo pleiteado pelo prefeito em Brasília desde a sua primeira gestão e recebeu o aval do Ministério da Saúde. A unidade será edificada em uma área total de 20 mil metros quadrados, viabilizada pelo município, e terá capacidade para 220 leitos. O valor total da obra está estipulado em R$ 70 milhões, oriundos do Ministério da Saúde e contrapartida do município.

Na mesma ocasição, Padilha e Maguito entregam oficialmente unidades de atendimento psicossocial, implantadas pelo município em parceria com o Governo Federal neste ano de 2013, duas delas já em pleno funcionamento. São três unidades: um Centro de Atenção Psicossial Álcool e Drogas (Caps AD III) Infantojuvenil; um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i); e uma Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI).

Referência no Estado

Com as três novas unidades, Aparecida, que já era considerada pelo Ministério da Saúde como referência no Centro-Oeste em atendimento à pacientes com dependência química e transtornos mentais, passará a contar com uma estrutura completa de atendimento exigida pelo Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack, do Governo Federal, totalizando quatro Caps e unidades de apoio.

Os outros dois Caps já existentes são o Caps Álcool e Drogas (Caps AD III), inaugurado em 2011 e que tem capacidade para atendimento 24 horas e leitos para internações de até 15 dias; e Caps III, mais conhecido em Aparecida como Caps Bem-me-quer, que é voltado ao atendimento de pessoas com transtornos mentais e que também realiza atendimento 24 horas. Outras duas equipes de Consultório na Rua, que realizam cerca de 50 atendimentos diários nas ruas de Aparecida, também estão em atividade desde 2011.

NOVAS ESTRUTURAS – As novas unidades a serem entregues nesta sexta-feira tem como objetivo tratar e ressocializar crianças, adolescentes e jovens envolvidos com drogas ou que apresentem transtorno mental e de conduta, além de hiperatividade, autismo, retardo mental leve e moderado, dentre outros problemas mentais. Outro objetivo é orientar suas famílias.

Os dois novos Caps tem equipe médica e de especialistas em dependência química e saúde mental. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, assitentes sociais, psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos, psicopedagogos, musicoterapeutas, educadores físicos, artistas circenses e de rua, médicos psiquiatras e clínicos gerais. As duas unidades também possuem equipes móveis para atendimento domiciliar do paciente e de sua família, auxiliando assim na ressocialização e fortalecendo os vínculos familiares.

Já a Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil (UAI) servirá como braço do CAPS, com equipe composta por enfermeiros, assistentes sociais e pedagogos. Nesse espaço, serão acolhidos os usuários que, mesmo após atendimento, ainda não se sentem preparados para o retorno ao lar ou ainda vivem em situação de rua, necessitando contudo de moradia assistida.

MAIS UNIDADES – Outras duas unidades de Acolhimento Infanto Juvenil (UAIs), uma no setor Agro Industrial e outra no Bairro Hilda, serão concluídas nos próximos dias em Aparecida de Goiânia, abrangendo ainda mais o atendimento às crianças e jovens do município envolvidos com drogas ou com problemas mentais.

 

Sugestão de Pauta:

Assunto: Padilha e Maguito assinam convênio para construção de Hospital Municipal e entregam oficialmente unidades de atendimento psicossocial.

Data: 23 de Agosto de 2013 (sexta-feira).

Horário: 17h

Local: Feira Coberta da Cidade Vera Cruz I. Esquina das avenidas V-5 e V-6 – Cidade Vera Cruz I.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)