Maguito entrega o Anuário Multicidades ao ministro Pimentel

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação/FNP

O prefeito de Aparecida de Goiânia e vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para Assuntos das Cidades Populosas com Alta Vulnerabilidade Socioeconômica, Maguito Vilela (PMDB), participou do 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs) realizado em Brasília (DF), nesta quinta-feira, 29. Na ocasião, o peemedebista, que representou a FNP no evento, assinou uma carta aberta parabenizando o governo federal pelo lançamento do contrato padrão que facilita a abertura e o fechamento de pequenas e médias empresas e entregou um exemplar da 8ª edição do Anuário MultiCidades – Finanças dos Municípios do Brasil ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

“Com essa medida o governo da presidenta Dilma Rousseff sinaliza mais uma vez que deseja fortalecer a micro e pequena empresa. Nós, em Aparecida, vamos fazer o mesmo”, sublinhou Maguito. O novo Contrato Padrão em até 48 horas para empresas “limitadas” de baixo risco permite a criação de mecanismos simplificados de formalização de empreendimentos e dará mais agilidade nos procedimentos também na esfera municipal.

Dentro da programação do 1º Simbracs, a FNP lançou a 8ª edição do Anuário MultiCidades. A publicação reúne e organiza informações sobre os municípios brasileiros, como receitas, despesas, indicadores financeiros e orçamentários. Além de trazer as informações separadas em séries históricas, o anuário classifica os 100 principais municípios nos indicadores analisados.

Conforme o ministro, o 1º Simbracs é uma oportunidade para promover o debate sobre comércio, logística e serviços e para a ampliação do positivo impacto sistêmico do setor terciário na economia. “Além disso, visa aproximar empresas brasileiras e investidores nacionais e internacionais”, destacou Pimentel.

Agenda – Dando continuidade à agenda em Brasília, o prefeito Maguito Vilela, acompanhado do deputado federal Leandro Vilela (PMDB); do vereador Gustavo Mendanha; da coordenadora de projetos Valéria Pettersen; se reuniu com a Secretária de Políticas de Ações Afirmativas do Ministério da Igualdade Racial, Ângela Nascimento. A gestão do peemedebista tem dado atenção especial ao tema. Criou uma Assessoria Especial da Igualdade Racial e Direitos Humanos e decretou o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – feriado municipal. Conforme o assessor especial da Igualdade Racial em Aparecida, André Luiz, que também participou da reunião, o encontro visou a ampliação das parcerias com o governo federal.

Depois o prefeito e sua comitiva se encontraram com o Diretor de Coordenação e Avaliação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Jaime Oliveira. Na pauta, o pedido de recursos para melhorar o trabalho da Vigilância Sanitária de Aparecida. De acordo com o prefeito Maguito, este pedido visa dar agilidade aos micros e pequenos empresários na hora de formalizarem seus empreendimentos.

Maguito se encontrou ainda com o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Osvaldo Garcia, onde conversaram sobre os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de esgoto e água no município.