Maguito participa da aula inaugural do Planteq em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 7 de novembro de 2013 – O prefeito Maguito Vilela participou na tarde desta quinta-feira (7) da aula inaugural dos cursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq). O plano é uma parceria da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, firmada entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Ao dar as boas-vindas aos alunos matriculados no Planteq, o prefeito Maguito ressaltou a importância da qualificação profissional ao cidadão. Para ele, a quantidade de indústrias que chegam a todo o momento em Aparecida, mostra a preocupação da gestão municipal com a área. “Temos que melhorar o conhecimento de quem está hoje no mercado. Nossa preocupação com educação é real, assim oferecemos à população uma cidade com economia ativa e com qualidade de vida muito melhor”, avalia.

Em Aparecida, os cursos do Planteq serão executados pela Associação Goiana de Atualização e Realização do Cidadão (Agarc). O objetivo é qualificar trabalhadores com idades entre 18 e 29 anos nos cursos de Beleza e Estética, Operação de Microcomputadores, Corte e Costura e Eletricidade Predial e Residencial. Segundo o Secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani, serão realizadas aulas teóricas e práticas em laboratórios específicos para cada curso e ao final das aulas todos os alunos serão encaminhados para o mercado de trabalho.

“É certo o nosso compromisso de empregabilidade. Nossa meta é encaminhar 30% dos alunos para o mercado, mas temos certeza de que a realidade será muito maior. Quem não quiser se empregar e preferir abrir o seu próprio negócio vamos orientar sobre como conseguir o microcrédito produtivo orientado (MPO) que visa incentivar o empreendedorismo e o surgimento de novas empresas”, ressalta Adriano Montovani.

O prefeito Maguito ressaltou o empenho da presidenta Dilma e de sua gestão de excelência para lançar programas como o Planteq e o Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Segundo ele são investimentos de sucesso que solucionam gargalos em setores estratégicos do município. “Para crescer junto com um país que está em pleno desenvolvimento é preciso investir em mão-de-obra qualificada e isso, a presidenta Dilma, com o nosso apoio, tem feito”, enfatizou.

Os cursos de Eletricidade Predial e Residencial e Beleza Estética serão ministrados na Escola Ideal, localizada no Parque Primavera. Já os cursos de Costura e Operação de Microcomputadores serão oferecidos nas dependências da Faculdade Suldamérica, na Vila Brasília.

Também participaram da solenidade do Planteq, o vice-prefeito Ozair José; vereador e reitor da Faculdade Suldamérica, Waldemar Suldamérica; secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Adriano Montovani; secretário da Educação, Domingos Pereira; secretário de Indústria e Comércio, Marcos Alberto Luiz Campos; secretário de Comunicação Social, Ozéias Laurentino Júnior; presidente da Agarc, Carmem Lucia Rodrigues; superintendente do trabalho, Vando do Prado; diretor-geral do Sine de Aparecida; Carlos Moreira e outras autoridades locais.

Sobre o Planteq – O Plano Territorial de Qualificação (Planteq) faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas para a qualificação social e profissional de jovens e adultos. O Planteq é vinculado ao desenvolvimento econômico e social dos municípios e investe na vocação econômica, promovendo conhecimento social e profissional mediante as necessidades do mercado de trabalho local.

No decorrer do curso, os alunos recebem auxílio transporte; alimentação (lanche), material didático, uniforme e outras prioridades e orientações. O Planteq também prevê a possibilidade de encaminhamento para oportunidades de emprego por meio do SINE Municipal de Aparecida.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)