Maguito participa do Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 23 de agosto de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia e 2° vice-presidente de Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Maguito Vilela (PMDB), representou a frente nesta sexta-feira, 23, durante o Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas de Goiás, que acontece no Centro de Convenções de Goiânia. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, abriu o evento.

“Esta será uma oportunidade importante para que os gestores possam buscar dados detalhados com os principais ministérios de interesse de suas regiões específicas. O resultado dessa parceria entre o Governo Federal e os municípios é fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades”, afirmou Maguito Vilela.

De acordo com a Federação Goiana de Municípios (FGM), que realiza o evento em parceria com a FNP, o objetivo do encontro é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. Durante todo o dia, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores dos municípios goianos participarão de palestras e receberão atendimento individual de técnicos de diversos ministérios, conforme programação repassada pelo Ministério das Relações Institucionais.

Aparecida foi representada durante a abertura do evento e primeiro ciclo de palestras pelos secretários Euler de Morais (Governo e Integração), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Jório Rios (Regulação Urbana), Ronnie Barbosa (Habitação), Afonso Boaventura (Planejamento), Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda) e Geoliano Lima (Administração).

Durante o evento, os municípios que possuem menos de 50 mil habitantes também receberam 100 máquinas retroescavadeiras do programa do Governo Federal, PAC 2 / MDA. “Essa doação vai melhorar muito a vida dos produtores rurais desses municípios. O Governo Federal tem prestado toda a assistência às cidades brasileiras, observando o momento em que cada uma se encontra. Aparecida é um exemplo disso e hoje foram contemplados os municípios menores”, salientou Maguito.

ENCONTRO – O Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas de Goiás, lançado em janeiro deste ano e encabeçado pela ministra Ideli Salvatti, apresenta aos novos gestores municipais os programas do Governo Federal que têm reflexo direto nas Prefeituras com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. A realização desta ação integra as ações de apoio federal à gestão local e ao fortalecimento do diálogo direto entre União e municípios.

Agora à tarde, a ministra também acompanhará  a inauguração de obras em Aparecida de Goiânia e a assinatura de um convênio entre o Governo Federal e o município para a construção do Hospital Municipal de Aparecida, no bairro Vera Cruz I.