Maguito pede aprovação de mais recursos do PAC II

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Nunes/MinCidades

Aparecida de Goiânia, 30 de outubro de 2012 – Cumprindo agenda em Brasília pela terceira vez neste mês de outubro, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) esteve nesta terça-feira, 30, com o ministro das Cidades, Aguinaldo Velloso. Durante a reunião, o prefeito detalhou os projetos apresentados por Aparecida para a nova seleção do PAC II – ainda para 2012 e início de 2013 – e pediu agilidade em sua aprovação.

“São projetos de extrema importância, voltados para áreas básicas e ainda precárias em Aparecida, como saneamento básico, pavimentação e abastecimento de água. Portanto, precisam de prioridade”, frisou Maguito Vilela. O ministro garantiu sua atuação em prol do município, cujos projetos atendem todas as normas do programa.

Os recursos aprovados pelo PAC II serão aplicados em ações de mobilidade urbana, como a construção de ciclovias na cidade – 75 quilômetros de vias no total;  pavimentação asfáltica de diversos bairros da cidade; obras de saneamento integrado também em vários bairros que ainda não contam com rede de água e esgoto, no valor de R$ 70 milhões; e no projeto de construção de um linhão de água, para condução do recurso da bacia João Leite aos setores Pontal Sul, Vila Oliveira e bairros vizinhos, cujo abastecimento de água hoje é instável pela falta de fonte. Para esse projeto, o investimento total é de R$ 148 milhões.

Maguito Vilela também solicitou que o Ministério das Cidades intermedie o repasse de verbas, do BNDS, destinadas à implantação de planos de resíduos sólidos e mobilidade urbana nos municípios do G-100, do qual Aparecida faz parte.

Emendas parlamentares e Educação

Acompanhado pelos auxiliares Valéria Pettersen, diretora de Contratos e Convênios da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen; e Euler Morais, assessor especial para a FNP, o prefeito Maguito Vilela esteve ainda com o senador Wilder Moraes, à quem solicitou emendas parlamentares, destinadas à infraestrutura urbana em Aparecida de Goiânia. O senador foi sensível ao pedido e informará à equipe da administração municipal sobre os recursos disponíveis.

A implantação de uma faculdade de Medicina em Aparecida de Goiânia também esteve na pauta da agenda na capital federal. O prefeito recebeu informações sobre a situação do pedido do próprio secretário nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Jorge Rodrigo, que também se encarregou de agendar a data do lançamento das obras do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida de Goiânia.

“Aparecida está caminhando para se tornar uma cidade universitária. Já contamos com o IFG, que oferece o primeiro curso noturno de engenharia de Goiás, com a escola profissionalizante do Senai, e ansiamos pela rápida implantação também da UFG, que vai oferecer um leque de opções aos nossos jovens que querem se formar. Portanto, precisamos iniciar as obras o quanto antes”, ressaltou o prefeito.