Maguito se encontra com presidenta nesta 5ª feira em reunião do CAF

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 11 de setembro de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), se encontrará com a presidenta Dilma Rousseff nesta quinta-feira (12), em Brasília, durante a primeira reunião do Comitê de Articulação Federativa (CAF) após proposição dos cinco pactos federativos. O comitê é formado por representantes de 18 ministérios e das entidades municipalistas. O prefeito Maguito Vilela estará representando a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entidade da qual é o segundo vice-presidente nacional.

A reunião acontecerá no Salão Oeste do Palácio do Planalto durante todo o dia e será coordenada pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti. Criado em 2003, o CAF é a principal mesa de negociação entre a União e os municípios. Além da FNP outras duas entidades municipalistas também partiparão: a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na pauta serão discutidas questões que afetam os municípios e as suas populações, como como mobilidade, saúde e reforma política. Os prefeitos têm expectativa de estreitar debates com o Governo Federal e buscar encaminhamentos para questões como o barateamento das tarifas de transporte público, a atualização da Lei do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), o encontro de contas da Previdência Social e o aperfeiçoamento do Programa Mais Médicos para o Brasil.

Esta será a primeira reunião entre prefeitos e o Governo Federal desde 24 de junho, quando a presidenta Dilma reuniu governadores e prefeitos das capitais para anunciar os cinco pactos em favor do Brasil. Daí a ansiedade para que sejam debatidas fómulas e apresentadas novas soluções para problemas comuns às cidades brasileiras. Ideli Salvatti ferá a abertura da reunião. O encerramento ficará por conta do goiano Olavo Noleto, subchefe para Assuntos Federativos da Presidência da República. O encontro começa às 9h e será transmitido ao vivo pelo endereço www.portalfederativo.gov.br.