Maguito vistoria obras de recuperação do Parque Tamanduá e Parque da Criança

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 25 de agosto de 2014 – O prefeito Maguito Vilela vistoria nesta terça-feira, 26, a partir das 9h30, as obras de recuperação do Parque Tamanduá, no setor Garavelo, e da construção do Parque da Criança, no setor Mansões Paraíso. As visitas serão acompanhadas pelos secretários Mário Vilela (Infraestrutura), Fábio Camargo (Meio Ambiente) e Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos).

As obras de recuperação do Parque Tamanduá foram iniciadas em junho deste ano. Toda a estrutura do parque está sendo refeita e, de acordo com a secretária de Projetos e Captação de Recursos, mais de 40% das intervenções previstas já foram concluídas. Atualmente, estão sendo reconstruídas as galerias pluviais e a contenção da voçoroca que se formou no local. A expectativa é finalizar todo o projeto de recuperação ainda este ano, se as chuvas iniciarem no período normal.

O projeto para a recuperação do parque foi dividido em etapas. A primeira é a construção de galerias para escoamento do grande volume de água que essa área recebe, e prevendo também o crescimento da região, o que não ocorreu na implantação inicial das galerias, há algumas décadas. Ao mesmo tempo, estão sendo preparados canais de gabião, uma estrutura armada com pedra, flexível, para melhor drenagem da água e capaz de conter a erosão. Por último será reconstruído o asfalto da região.

O recurso total investido na obra é de R$ 19 milhões Foi autorizado após o município decretar situação de Emergência, no dia 02 de abril de 2013, em função do risco de desmoronamento de ruas e casas localizadas próximas destes pontos, ao longo da Bacia do Rio Tamanduá. O montante foi liberado pelo Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura. Para solucionar o problema da macrodrenagem na bacia foi necessário readequar o projeto para poder abranger todo o parque e coletar também a água que desce da GO-040. Tudo será feito para que no futuro não ocorram outras erosões.

Ainda de acordo com a Secretaria de Infraestrutura, serão necessários cerca de 35 mil caminhões de terra para aterrar toda a erosão, além disso, para reconstruir as galerias foi necessário retirar partes do asfalto das ruas do entorno do parque. Técnicos da Defesa civil e da Secretaria de Meio Ambiente também acompanham e monitoram  as obras.

PARQUE DA CRIANÇA – Em construção no Mansões Paraíso, o Parque da Criança é uma parceria com a iniciativa privada e já tem mais de 60% das obras concluídas. O prédio que abrigará a Delegacia do Meio Ambiente e o espelho d’água estão quase prontos. A previsão de entrega do parque se mantém dia 12 de outubro, Dia da Criança.

O parque foi lançado a partir da assinatura de um Termo de Acordo e Compensação Financeira (TACF) com construtoras privadas que investem na região. O TACF foi viabilizado pela Lei n. 3.167, sancionada pelo prefeito no último mês de março, e prevê a desafetação das ruas J-76 e H-107, e remanejamento de área em favor dessas empresas. Como contrapartida, elas deveriam revitalizar o Parque do Mansões Paraíso, cujo projeto se aproxima de R$ 1 milhão em investimentos.

Conforme determinado no TACF, o parque deverá ser dotado de uma Delegacia de Meio Ambiente; uma pista de caminhada já existente, mas que está sendo totalmente revitalizada; a construção de um espelho d’água e de uma praça com teatro de arena; quadras poliesportivas; além de ter todos os equipamentos de lazer recuperados, com pintura de meio-fio, instalação de bancos, recuperação de pista de skate e biciross.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Maguito vistoria obras de recuperação do Parque Tamanduá e Parque da Criança.

Data: 26 de agosto de 2014 (terça-feira)

Horário: 9h30

Local: Parque Tamanduá, setor Garavelo, e Parque da Criança, no setor Mansões Paraíso.