Mais de 140 mil exames para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados em Aparecida de Goiânia

Por Polliana Martins

11 de novembro de 2020

Por Polliana Martins

11 de novembro de 2020

Foto: Ênio Medeiros e Claudivino Antunes

Um a cada quatro moradores já foram testados com o RT-PCR, que é o exame mais eficiente para identificar o Coronavírus

Desde o mês de abril, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem investido na testagem em massa como uma das principais estratégias para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. Aproximadamente sete meses após a implementação do serviço, mais de 140 mil pessoas já fizeram o exame do tipo RT-PCR em 13 pontos de coleta da cidade, o que equivale a 24% do total da população de 590 mil habitantes. Esse é um dos maiores índices do País. Para gestores da área, o diagnóstico eficiente é um dos principais responsáveis pelo controle da pandemia.

“A testagem em massa nos deixou mais seguros para traçar condutas e atividades planejadas contra a Covid-19 em Aparecida e tratar os infectados. Criamos dois comitês de enfrentamento, um da Secretaria de Saúde (SMS) e outro reunindo várias instituições públicas e privadas da sociedade para deliberar sobre as ações. Nós também organizamos a estrutura necessária e o fluxo para realizar os exames de RT-PCR para detecção do vírus, já monitoramos cerca de 38 mil pacientes pela Telemedicina e adquirimos 600 oxímetros para emprestar para pacientes com maior risco, dentre outras iniciativas fundamentais. Criamos uma rede bem definida de proteção cujo ponto alto foi a testagem em massa”, ressalta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Alerta à população

Nesse sentido, o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, frisa que a testagem em massa continua no município e que, apesar dos bons resultados obtidos até agora, ninguém pode deixar de lado os cuidados necessários: “A pandemia não acabou. Estamos em alerta e a população tem que continuar com as medidas de higiene e distanciamento social”. Ele ainda destaca que, para facilitar o acesso da comunidade aos exames RT-PCR, a Prefeitura lançou, no último 06 de outubro, o  aplicativo “Saúde Aparecida”.

Aplicativo facilita o acesso

A ferramenta é compatível com o sistema Android e permite que moradores possam agendar o exame de forma rápida, personalizada e segura. Para utilizar o serviço, basta acessar a Play Store, pesquisar o nome “Aparecida Saúde”, baixar o aplicativo e fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e do Cartão SUS.

Na página inicial, ao clicar a opção “Agendamento teste de Covid-19”, o usuário deve preencher um pequeno questionário sobre os sintomas que tem apresentado. Conforme ele responde, o sistema pode agendar o teste em algum dos três drive-thrus de testagem da cidade. O sistema pode ainda recomendar que ele procure uma UBS ou UPA, conforme a gravidade do caso. “Essa triagem conta com mais de uma opção de encaminhamento, dependendo da situação clínica do paciente”, informa o superintendente Gustavo.

Reconhecimento da OPAS

No mês passado, a Prefeitura recebeu a visita de uma comitiva da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que elogiou as estratégias adotadas no município e a importância do diagnóstico precoce da Covid-19 para isolar e tratar os infectados, rastrear os contactantes e conter a disseminação do vírus. Rodrigo Said, membro da comitiva, afirmou que ficaram impressionados com os trabalhos desenvolvidos em Aparecida para o combate à pandemia. Também da equipe da OPAS, Fabiana Barine enfatizou que “dentre os municípios que visitei, com certeza vocês foram um dos mais fortes no enfrentamento à pandemia, principalmente tendo a testagem como aliada”.