Mais de 200 agentes mirins ambientais atuarão na preservação do ambiente de Aparecida

Por Rafael Freitas

15 de fevereiro de 2019

Por Rafael Freitas

15 de fevereiro de 2019

Foto: Wigor Vieira

Preservar o meio ambiente é uma das formas de garantirmos o futuro das próximas gerações. Com este objetivo, 244 agentes ambientais voluntários mirins foram empossados na manhã desta sexta-feira, 15, durante o lançamento do Dia do Despertar Ambiental. A ação, realizada pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), visa promover a conscientização e preservação do meio ambiente na cidade por parte dos moradores com a ajuda das crianças.

Eloá Oliveira e Silva, de 09 anos, faz o 5º ano na Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz, está consciente sobre a necessidade de cuidar da natureza. “O meio ambiente representa tudo o que está ao nosso redor e a nossa missão é preservar a natureza”. Ana Beatriz Gomes Gontijo, de 11 anos, está no 6º ano e também falou da importância de preservar a biodiversidade. “Se a gente preservar o meio ambiente, com certeza vamos ter uma vida melhor”, enfatizou.

A data comemorativa denominada “Dia do Despertar Ambiental”, a ser celebrada todos os anos, no dia 15 de fevereiro, foi instituída pela Lei Municipal 3.356/2017. Durante todo o ano, em datas específicas, serão realizadas atividades voltadas para o objetivo de orientação e conscientização em diversas regiões da cidade. A Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz, foi a primeira a receber o projeto e a solenidade de lançamento das atividades contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha.

Segundo Gustavo Mendanha, a escola é o lugar ideal para promover uma educação voltada para a preservação do meio ambiente. “Temos trabalhado em diversos projetos voltados para a sustentabilidade, fiscalização e conservação do meio ambiente. E a escola é o melhor lugar para conscientizarmos nossos pequeninos e disseminar o conhecimento sobre a importância de preservar a natureza e o espaço em que vivemos”, disse o prefeito.

Além da posse dos agentes ambientais mirins que percorrerão os bairros levando orientações aos moradores, foi realizada também a distribuição de mudas de árvores e atividades com a temática do uso racional da água. A coleta seletiva do lixo, conservação dos mananciais e nascentes e apresentações culturais, também fizeram parte do cronograma da abertura.

As crianças receberam carteirinhas de identificação, certificado e camiseta personalizada. “Queremos que as crianças, os pais e toda a população contribuam com ações de sustentabilidade para a preservação do meio ambiente e que sejam também nossos fiscais da natureza. O Despertar Ambiental serve também para sensibilizar os  população da cidade para não jogar lixo no chão e economizar água”, frisou o secretário de Meio Ambiente, Adriano Montovani.

A secretaria de Educação e Cultura é parceira da iniciativa e a secretária Valéria Pettersen, enfatizou que a participação das escolas é fundamental para a formação do conhecimento e educação ambiental na sociedade. “As crianças são agentes de transformação, por isso nossa missão é ensiná-las e orientá-las da melhor forma para esse objetivo, o de cuidar do meio ambiente.  E vamos trabalhar a natureza na sala de aula com atividades pedagógicas, ensinando à nossas crianças a ajudara manter nossa cidade limpa e boa para se viver”, pontuou.

O Dia do Desperar Ambiental está em sua terceira edição. “Queremos que os estudantes, pais e toda a comunidade colabore com a proteção do meio ambiente, pois este é um bem da humanidade e todos têm a obrigação de protegê-lo. Uma cidade ambientalmente consciente terá, sem dúvida, resultados positivos nos próximos anos”, finalizou o secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano Montovani.

Cronograma da 3ª edição do Dia do Despertar Ambiental

Março: Comemoração do dia da Água “Fonte de vida! Uso racional e desperdício

Abril: Exposição de Materiais reciclados

Junho: Dia do Meio Ambiente com Passeio conhecendo a história da Serra das Areias

Agosto: Visita monitorada à Serra das Areias.

Setembro: Comemoração dia da árvore.

Outubro: Visita ao Parque e Jardins

Novembro: Avaliação dos trabalhos