Mais de mil estudantes caminham em defesa do Cerrado em Aparecida de Goiânia

Por Maria Jessyca Queiroz

21 de setembro de 2018

Foto: Enio Medeiros

A 10° Caminhada Ecológica reuniu estudantes da rede estadual e municipal de ensino do município e marcou as comemorações do Dia da Árvore

Preservar o meio ambiente é um ato importante. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Com objetivo de conscientizar os alunos e a população o Colégio Estadual Machado de Assis realizou na manhã de sexta-feira, 21, a 10ª edição da Caminhada Ecológica. A ação é realizada há 10 anos e reuniu 1,2 mil estudantes da rede municipal e estadual de ensino. os estudantes saíram de frente ao Colégio, no Centro e caminharam até o Parque Lafaiete Campos Filho, no setor Village Garavelo.

A data escolhida para a caminhada deste ano não foi por acaso, já que hoje é comemorado o dia da árvore. “Durante o ano letivo organizamos diversos projetos educacionais voltados para a conscientização do meio ambiente, envolvendo os alunos da unidade escolar. E hoje coroamos esse trabalho com a realização desta ação, que tem como objetivo principal alertar para a necessidade de se preservar a natureza, principalmente nosso Cerrado”, conta o diretor do Colégio, Hércules Geremias Melo.

O estudante Renato Vieira da Silva conta que é importante promover essa consciência de que o meio ambiente precisa de cuidados especiais para que não falte recursos naturais no futuro. Para ele, a árvore tem um papel fundamental em todo o processo de preservação da natureza, pois ela é necessária para a melhora da qualidade do ar que respiramos. “Durante todo o ano estudamos temas voltados para o meio ambiente e hoje, unindo todos os estudantes da região, pudemos passar nossa mensagem. Pois este é um assunto importante, e nós somo o futuro, por isso temos que ter ainda mais consciência”, comentou.

O prefeito Gustavo Mendanha caminhou com os alunos e no final do percurso, destacou a  importância do investimento nas áreas de educação, cultura e esporte na fase da infância e juventude para termos adultos mais conscientes.  “Temos que levar as nossas crianças e adolescentes a um novo patamar. Por isso investimos tanto na educação, na cultura e no esporte, para que possamos ter uma sociedade com consciência de preservação. O futuro é deles. E eu estou muito feliz em estar aqui e poder caminhar com todos por um meio ambiente mais cuidado”, relata o prefeito.