Mãos que constroem Aparecida recebem reconhecimento pela atuação em prol da cidade

Por Daniela Ribeiro

19 de outubro de 2018

Por Daniela Ribeiro

19 de outubro de 2018

Foto: Enio Medeiros

ara se construir uma cidade é preciso a união de todos. Moradores, iniciativa privada e poder público. E Aparecida de Goiânia é uma cidade que foi construída a muitas mãos, seja de quem é aparecidense de nascimento ou de coração. E para reconhecer essas pessoas que tanto fizeram por seu bairro e pelo município, a administração realiza, a cada edição do mutirão Prefeitura em Ação, a entrega de homenagens e certificados de honra, pelos serviços prestados durante toda uma vida a centenas de pessoas que fizeram a diferença na construção de uma cidade melhor.

A entrega das homenagens da 11ª edição, que beneficiou a região dos bairros Independência Mansões e Nova Cidade, foi realizada na noite desta sexta-feira, 19, na Escola Municipal de Educação Integral Professora Wilsonina de Fática, e contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, do vice-prefeito, Veter Martins, secretariado municipal e vereadores. Ao todo, mais de 100 pioneiros e lideranças comunitárias receberam a honraria de reconhecimento. Entre elas estava o aposentado Acácio da Silva, de 87 anos, onde mais de 25 deles foram vividos no setor Independência Mansões.

“Eu vi esse bairro crescer, ajudei a levar água para os moradores em latas nas costas. Trabalhei muito, fiz de tudo um pouco, criei minha família e hoje estou muito feliz em receber essa homenagem. É muito bom ter feito parte disso tudo”, comentou ele todo orgulhoso após pegar o certificado das mãos do prefeito Gustavo Mendanha. Quem também era só sorrisos ao ouvir seu nome entre os homenageados foi o grafiteiro e pintor Fábio Araújo. “É muito bom ser valorizado, ter seu trabalho reconhecido. Ainda mais na minha profissão, que ainda sofre muito preconceito. Estou rompendo uma barreira hoje “.

O prefeito Gustavo Mendanha destacou que o certificado é uma forma de agradecer e reconhecer a contribuição que essas pessoas deram para o crescimento e desenvolvimento de Aparecida de Goiânia. “Estivemos aqui durante toda a semana para encontrar soluções para as demandas dos bairros da região, melhorando com isso a vida dos moradores. E homenagear quem, junto com a administração, ajudou no crescimento da cidade é uma das ações mais importantes. Do trabalho mais simples ao mais difícil, todos foram importantes para a construção de Aparecida e faz parte dessa história de luta e vitórias”.

Liderança da região e ex-vereador, Eliézer Guimarães destacou os benefícios conquistados para os bairros com a ajuda de todos. “Essas pessoas estão aqui hoje porque arregaçaram as mangas e foram à luta, se destacando na busca por melhorias como asfalto, educação de qualidade e saúde para os vizinhos. Hoje temos praças, escola, vamos ter uma quadra de esportes coberta e temos ruas pavimentadas porque todos correram atrás e cobraram do poder público que fizesse a parte dele”, salientou ele. O vereador Elias Júnior também parabenizou a todos dizendo que o desenvolvimento da região é fruto do trabalho de todos.

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins fez questão de deixar claro que as estrelas da noite eram os homenageados. “Vocês são hoje os atores principais desta solenidade. E quero agradecer a todos pela contribuição positiva que deram para o crescimento de nossa cidade. Agradecer a quem nunca se cansou de gastar sola de sapato para andar pelas ruas e ajudar o próximo, de ir atrás da Prefeitura, por diversas vezes, e cobrar os benefícios que tanto dão dignidade ao cidadão. Parabéns pela força e perseverança”, comentou ele ao lado do secretário de Governo, Afonso Boaventura.

A professora Maria Meire Barbosa também recebeu o certificado de reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade. Ela dá aulas no Colégio Estadual Pedro Neca há 20 anos e relatou que estava feliz por receber o reconhecimento, mas felicidade mesmo era ver os ex-alunos sendo homenageados. “Eu sempre atuei junto aos jovens, fazendo com que eles descobrissem seus dons, seja nas salas de aula, no esporte ou na cultura. Ajudei a descobrir talentos com uma iniciativa simples que já dura 20 anos e hoje temos aqui ex-estudantes que se tornaram pessoas de bem, sinal que fiz um bom trabalho”, contou.

Prefeitura em Ação – O Programa Prefeitura em Ação foi criado em 2017 e desde vem beneficiando com serviços e atendimentos gratuitos a população dos bairros do município. Até esta 11ª edição, mais de 200 mil pessoas haviam sido beneficiadas pelas ações realizadas durante toda a semana que os serviços municipais são levados para os setores. Entre ações estão limpeza de boca de lobo, recapeamento, tapa buraco, reconstrução de meio fio, limpeza das ruas, revitalização da sinalização de trânsito e da iluminação, roçagem, recolhimento de entulho, dentre outros.

Já nos últimos dois dias são realizados atendimentos odontológicos, oftalmológicos e ultrassonografias, além de vacinação de adultos, testes rápidos para DSTs, aferição de pressão, emissão do Cartão SUS e muito mais. A população também tem acesso a serviços gratuitos de cadastro no programa Bolsa Família, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine, emissão de alvará simplificado, uso de solo, atendimento jurídico, emissão do Passaporte do Idoso, foto 3×4, corte de cabelo, doação de mudas, entre outros. As crianças também terão seu espaço com jogos e brincadeiras.

Presenças – Participaram da solenidade os secretários Adriano Montovani (SEMMA), Naira Andrade (Transparência), Luziano da Costa Vale (Mobilidade e Defesa Social), Tatá Teixeira (Articulação Política), André Rosa (Fazenda); do presidente Federação das Associações de Moradores de Goiás (FEGAM), Orlanes Maranhão; e dos coordenadores do Prefeitura em Ação, Colatina e Júlio Lemos.