Médicos da Saúde Municipal recebem curso sobre urgências cardiológicas

Aparecida de Goiânia, 23 de agosto de 2013 – Com o objetivo de aprimorar a atenção às urgências cardiológicas, o Centro de Formação em Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou hoje, 23, um curso de atualização sobre o tema para os médicos da rede, da Região Centro-Sul e para convidados de Santa Helena (GO).

Segundo a coordenadora do Centro, Ana Valéria dos Santos Barroso, a capacitação faz parte da parceria com o laboratório Sanofi, que desta vez convidou como palestrante o médico Glaydson Jerônimo, membro do SAMU Metropolitano e professor de Urgências da Pontifícia Universidade Católica (PUC). O Sanofi também forneceu todo o material didático e o lanche para os participantes.

Durante o curso foram abordados temas como arritmias, desfibrilação, marcapasso cardíaco, técnicas intravenosas, farmacologia cardiovascular, síndromes coronarianas, acidente vascular cerebral, circulação artificial, ressuscitações, técnicas de ventilação com e sem equipamentos, ressuscitação cardiorrespiratória, desobstrução de vias aéreas etc.

“Não basta ter estrutura, equipamentos e pessoal para atender à população, é preciso atualizar constantemente os conhecimentos e práticas dos profissionais para garantir mais segurança e qualidade no atendimento. Médicos que atendem rotineiramente urgências e emergências sabem que muitas vezes essas estão associadas a alterações cardiológicas importantes, então é fundamental investir no preparo dos profissionais. Por isso implantamos no ano passado este Centro de Formação, uma ferramenta a mais para oferecermos serviços melhores, mais eficazes e rápidos”, afirma o secretário Paulo Rassi.