‘Melhores do Esporte 2019’ homenageia 600 atletas aparecidenses

Por Rodrigo Augusto

6 de dezembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Evento contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha que assinou projeto instituindo programa de bolsas para atletas de alto rendimento da cidade

Centenas de atletas de cerca de 40 modalidades foram homenageados na noite desta quinta-feira,5, pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia na 4ª edição do Prêmio Melhores do Esporte durante solenidade realizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude no Salão I do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, no Setor Village Garavelo. Durante o evento, o prefeito Gustavo Mendanha, o vice-prefeito Veter Martins e o secretário Geferson Aragão parabenizaram e reconheceram a dedicação de cada um dos atletas que representaram a cidade em competições estaduais, nacionais e internacionais em 2019.

“Hoje, estamos homenageando 600 atletas de nossa cidade que ao longo do ano levaram o nome de Aparecida para outras cidades, estados e países por meio do esporte. É motivo de muito orgulho para todos podermos receber tantas pessoas vitoriosas que engrandecem nosso município com suas conquistas em diversas modalidades esportivas”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha durante a premiação.

Familiares e amigos dos homenageados lotaram o local onde foi realizada a festa. “Essa é a quarta edição que realizamos e cada ano cresce o número de atletas premiados. Isso nos enche de alegria, pois sabemos que o esporte é uma ferramenta transformadora na vida das pessoas. Crianças, jovens e adultos que praticam esporte têm uma qualidade de vida melhor; com mais saúde e ficam longe, por exemplo, da criminalidade”, apontou o secretário Geferson Aragão ao discursar durante a cerimônia de premiação.

Atletas de diversas modalidades foram homenageados pela Prefeitura de Aparecida (Foto: Claudivino Antunes)

Mãe das pequenas Alicie Barros , 6 , e Amanda , 7 anos, Katerine Angélica, acompanhou as filhas que foram homenageadas pelo desempenho no Campeonato Brasileiro de Skate Feminino. Com poucos meses de treinamento, Amanda conquistou o 5º lugar na competição. A irmão Alice foi a primeira atleta com deficiência a participar do campeonato e conquistou a 10ª posição. “Estar aqui nesta cerimônia é motivo de orgulho para nós. Isso nos incentiva a continuar participando de novas competições e buscando novos títulos representando Aparecida”, disse emocionada a mãe das pequenas atletas que exibiam medalhas e seus skates durante a premiação.

Praticante de karatê Hernane Rodrigues da Silva fez questão de participar do evento com as vestimentas que usa diariamente nos treinos e também nas competições. De kimono branco e faixa azul ele subiu ao palco para receber o certificado de um dos melhores atletas da modalidade, em Aparecida. “Essa homenagem representa reconhecimento para nós atletas que somos daqui e participamos de competições em diversos lugares representando Aparecida”, sublinhou o atleta da Escola Ninjas do Jardim Belo Horizonte.

Incentivo

Durante o Prêmio Melhores Atletas 2019, o prefeito Gustavo Mendanha assinou Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara Municipal instituindo o Programa Bolsa Atleta Aparecidense que irá destinar recursos financeiros para atletas amadores e de alto rendimento que representam Aparecida em competições regionais, estaduais , nacionais e internacionais.

A proposta prevê auxílio para os atletas durante dez meses do ano ou em determinadas despesas como treinamento, material, transporte e outros. O benefício será concedido mediante apresentação de toda documentação que comprove a participação do competidor e também a respectiva prestação de contas. A previsão de investimentos por meio do Bolsa Atleta Aparecidense para 2020 é de R$ 500 mil. No ano seguinte, serão investidos R$ 1 milhão.

“Estamos trabalhado muito para que nossos atletas tenham condições de representar bem nossa cidade. Investimos em praças, quadras poliesportivas, no nosso Centro Olímpico, em outros programas como o Aparecida Compete, na construção de um centro de formação de atletas que será inaugurado em breve e será uma referência nacional. Hoje, assinamos o projeto que estabelece um auxílio mensal para que eles tenham condições de continuar trilhando esse caminho vitorioso através do esporte”, frisou o prefeito Gustavo Mendanha.