minilab-cidadão

O QUE É?

O MiniLab Cidadão é uma iniciativa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia que consiste em uma rede de oficinas em locais com boa acessibilidade e com a cultura de compartilhamento de recursos do município. Os pontos de compartilhamento de equipamentos e ferramentas estão localizados nos centros comunitários e associações de bairros. Nos MiniLabs, o cidadão pode tomar por empréstimo equipamentos e ferramentas tais como furadeira, serra tico tico, multímetro, serrote, martelo, chave de fenda e afins, com pagamento de uma taxa simbólica de uso para eventuais serviços de manutenção dos itens disponibilizados. O valor arrecadado pelas taxas simbólicas serão destinados à manutenção dos centros.
Haverá ainda, um MiniLab Cidadão modelo, funcionando como um laboratório com equipamentos mais avançados como máquina de recorte a laser para laminados e acrílico, impressora 3D e assemelhados, para produção de material no local e treinamento de pessoal para os MiniLabs espalhados na cidade.
O objetivo da iniciativa vai além da estruturação de oficinas com equipamentos e ferramentas para que o cidadão tenha esse recurso disponível, o valor do projeto consiste no fortalecimento da cultura de pertencimento e compartilhamento dos recursos da cidade para todos os moradores de Aparecida de Goiânia.

FAÇA VOCÊ MESMO!

A rede disponibiliza ferramentas no conceito “faça você mesmo” em uma lógica de compartilhamento, possibilitando ao cidadão acessar um conjunto de itens para execução de atividades operacionais.
O exercício de compartilhamento é uma prática já adotada em vários países e tem por objetivo fundar um novo processo de sociabilidade no município. Essa ação visa integrar e fazer com que qualquer pessoa que tenha vontade de operar ou utilizar esses equipamentos, possa fazer com suas “próprias mãos” seus projetos pessoais, pequeno reparos e/ou ações criativas.
Você precisa de uma furadeira ou de um furo?
“Se você for como a maioria das pessoas vai utilizar uma furadeira por cerca de 6 a 13 minutos do tempo de vida útil dela”.
A prática do compartilhamento permite que as pessoas mantenham o mesmo estilo de vida, sem precisar adquirir mais COISAS, o que impacta positivamente não só no bolso mas também na sustentabilidade do planeta.

MINILAB CIDADÃO NOS BAIRROS

O MiniLab Cidadão dispõe de dez unidades, alinhadas com o CAMAP – Conselho das Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia:

Equipamentos Disponíveis:

Valores Sugeridos:

ONDE ENCONTRAR?

MINILAB CIDADÃO MODELO

A unidade MiniLab Cidadão Modelo tem o objetivo de fornecer capacitação técnica, auxiliando na habilidade de manuseio com segurança dos itens disponíveis nas oficinas. Essa unidade Modelo ensinará as boas práticas de utilização dos itens, articulando com instituições de ensino, cursos de segurança do trabalho, capacitação e noções básicas de utilização dos equipamentos.
Equipamentos Disponíveis:
Além de todos os equipamentos já mencionados, o MiniLab Modelo também contará com uma máquina de recorte a laser e uma impressora 3D.
No MiniLab Cidadão Modelo não serão cobradas taxas para a utilização dos equipamentos e espaço físico.

Regras Gerais de Utilização:
Regras específicas para o MiniLab Cidadão Modelo:

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)