Moradores do Setor Vila Maria e região são beneficiados com mutirão de atendimentos

Por Solange Araújo

14 de fevereiro de 2020

Por Solange Araújo

14 de fevereiro de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Na manhã desta sexta-feira, 14, os moradores do setor Vila Maria e região aproveitaram a trégua das chuvas e o dia de sol para usufruir dos mais de 130 serviços oferecidos no Mutirão de Atendimentos na 23ª edição do Prefeitura em Ação. O programa beneficia principalmente quem não tem acesso a atendimentos básicos por morar longe de uma unidade ou mesmo por falta de tempo no dia-a-dia.

A ação, que segue até este sábado, 15, tem a aproximação do poder público municipal com a população, como objetivo principal. Os atendimentos realizados na Escola Adelno Ariane vão desde exames oftalmológicos, emissão de documentos como Carteira de Identidade, Passaporte e Cartão do Idoso, ultrassonografia para gestantes, atendimento odontológico, encaminhamento ao mercado de trabalho através do Sine, doação de mudas, assistência jurídica, foto 3×4, orientações nutricionais, atividades culturais e outros.

“É muito interessante ver a alegria das pessoas que estão trabalhando aqui em servir a população de Aparecida, e esse é realmente o nosso sentimento aqui no Prefeitura em Ação, é o que eu sinto como prefeito. E essa proximidade contribui para que possamos estabelecer prioridades para os bairros”, destaca o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de governo Johnathan Medeiros destaca a importância da relação de proximidade da Prefeitura por meio de ações como essas. “A prefeitura tem como prioridade, além da gestão municipal, o cuidado com as pessoas que vivem em Aparecida e que possuem alguma vulnerabilidade, levando todos os serviços que são oferecidos dentro da prefeitura para uma determinada região e priorizando quem mais precisa”.

Medeiros define o Prefeitura em Ação como um direito adquirido da população. “Muitas dessas pessoas que estão aqui, só tem acesso a esses benefícios por meio dessas ações, que levam uma concentração de atendimentos e serviços para perto de quem mais precisa”, explica.

A fala do secretário ilustra muito bem o caso da Stephane Lorrane Lopes da Silva, moradora do Vila Maria. Aguardando no stand da Secretaria de Assistência Social, ela conta que a necessidade de fazer o Cadastro Único e o Bolsa Família a levou até o mutirão de atendimentos. “Para mim ficou muito mais fácil com essa ação social, porque fica longe para ir até lá (Assistência Social) para poder fazer esse cadastro”.

Bento Ferreira da Cruz, de 58 anos, morador da Vila Alzira aproveitou o mutirão para realizar um exame oftalmológico que irá garantir a troca de seus óculos. “Aqui é mais fácil e mais rápido de conseguir (atendimento) até porque no particular nós não conseguimos pagar”.

O vereador Arnaldo Leite, que também é morador da região da Vila Maria, esteve presente na ocasião e resume o Prefeitura em Ação como uma ferramenta que aproxima a gestão dos moradores. “Isto aqui facilita a vida do cidadão com a gama de prestações de serviços oferecidos direta e indiretamente”, comentou ele.

Despertar Ambiental – Durante a programação da 23ª edição do Prefeitura em Ação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou o Dia D do Despertar Ambiental, onde foram entregues mudas do cerrado e frutíferas; conscientização sobre o descarte correto do lixo doméstico e oficina de plantio de mudas em garrafas PET.

Segundo o secretário da pasta, Cláudio Everson, o principal objetivo do projeto é levar a conscientização da necessidade de conservação do meio ambiente. “Hoje estamos mostrando a necessidade de separação do lixo e com as oficinas nós levamos a experiência de plantio de hortaliças”, pontua.