Município investe na qualificação de jovens que buscam primeiro emprego

Por Frederico Noleto

8 de novembro de 2018

Por Frederico Noleto

8 de novembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Com um dos maiores e mais diversificados parques industriais do Estado de Goiás e a vinda de importantes universidades e institutos de educação tecnológica ao município, Aparecida tem se tornado destaque nacional em geração de novos postos de trabalho. E o investimento na capacitação de jovens para a conquista do primeiro emprego é justamente um dos principais pilares da gestão do prefeito Gustavo Mendanha. Nesta quinta-feira (08) mais uma turma de estudantes se formou no curso de qualificação Jovens Aprendizes, oferecido pelo Sistema Nacional de Emprego de Aparecida de Goiânia (SINE), ligado à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

“Nós incentivamos cada vez mais a Secretaria do Trabalho a seguir criando novos cursos de capacitação como este para que nossos jovens estejam cada vez mais competitivos e esses empregos gerados todas as semanas possam ser ocupados por moradores daqui. Por pessoas que realmente vivem a realidade do município no dia-a-dia. Por isso tenho o maior orgulho de estar aqui entregando pessoalmente estes certificados, porque tenho a certeza de que eles irão promover a abertura de muitas portas para cada um de vocês” – pontua o vice-prefeito Veter Martins.

Ranking

A cidade de Aparecida ficou em segundo lugar no ranking brasileiro de criação de novos postos de trabalho no ano de 2017 segundo levantamento divulgado em janeiro deste ano pelo Ministério do Trabalho. O ranking leva em consideração uma análise dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os índices de emprego registrados mostram 96.182 trabalhadores com carteira assinada no mesmo período. Para este ano, a expectativa é de que a cidade conquiste a primeira colocação, alcançando mais de 100 mil trabalhadores com carteira assinada.

Segundo o diretor geral do Sine, Anésio Rodrigues, os cursos são extremamente importantes neste período da vida, em que os jovens estão bastante motivados para entrar no mercado de trabalho. “É gratificante saber que estamos modificando para melhoro futuro de tantos jovens” – explica. Para o estudante Everton Tavares, de 16 anos de idade, ter feito o curso é muito importante. “É muito difícil receber oportunidades como essa, e é muito importante para nosso futuro seguir uma carreira e finalizar o curso, para conseguirmos o primeiro emprego. A gente tem a garantia de mais vagas, mais serviços e mais oportunidades”.

Oportunidades

Ao todo foram 19 certificados emitidos pela Secretaria do Trabalho. O professor André Lannes, responsável pela turma, lembra que já foram mais de 200 estudantes qualificados pelo programa na atual gestão. O curso é dividido em cinco módulos: Informática Básica, Educação Ambiental, Segurança no Trabalho, Fundamentos em Logística e Tecnologia da Informação em Comunicação. Mais informações sobre os cursos ou ofertas de emprego pelo telefone 3545-5002 ou diretamente no Sine (Rua Abraão Lourenço de Carvalho, Setor Central).

Empresários Interessados

Vale lembrar também que nos últimos oito anos, o número de empresas ativas na cidade passou de 6,4 mil para mais de 46 mil. O programa CadÚnico é um dos grandes impulsionadores desses novos postos de trabalho. Com ele, os empresários podem fazer um único cadastro no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que encaminha o processo para avaliação das secretarias. Antes, esse processo precisava ser aberto pelo empreendedor em cada pasta. Uma vez cadastradas no SINE as empresas podem solicitar divulgação de vagas existentes pelo e-mail sineaparecidaretorno@hotmail.com, pelos telefones 3545-9920 e 3545 9922 ou pessoalmente na unidade situada na Rua Abraão Lourenço de Carvalho, Setor Central.