Mutirão “Aparecida em Ação” beneficia 15 bairros

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 04 de maio de 2013 – Abrindo as comemorações do aniversário de 91 anos de Aparecida de Goiânia, a prefeitura realizou neste sábado, 04, na Escola Municipal Parque Santa Cecília, o atendimento ao público da primeira edição do Aparecida em Ação. O mutirão teve início na segunda-feira, dia 29, com serviços de infraestrutura e desenvolvimento urbano, como roçagem, pintura de meio-fio, revitalização da iluminação pública e sinalização horizontal de ruas e avenidas, tapa-buracos, patrolamento de ruas, revitalização de praças e avenidas.

 

O evento envolveu todas as secretarias municipais e contou com a parceria da TV Record, que realizou mais uma edição do Balanço Geral nos Bairros. Cerca de 500 voluntários estiveram envolvidos no mutirão. Das 9h às 15h, a população da região da Vila Maria teve acesso à serviços de saúde e cidadania, como  consultas médicas, aferição de pressão arterial, atendimento oftalmológico, odontológico, vacinação, terapia ocupacional, distribuição de preservativos, orientações fiscais da vigilância sanitária, orientações do Procon e na área júridica, cortes de cabelo, orientação à mulher, Bolsa Família, entre outros. “Nosso objetivo é aproximar a prefeitura da comunidade e fazer com que tenham acesso a diversos atendimentos próximos a suas casas”, frisou o coordenador do Aparecida em Ação, Júlio Lemos.

 

Dentre os moradores que procuraram o mutirão na Escola Santa Cecília estão as moradoras Ana Priscila e Adriana Pinto Magalhães. As duas aguardavam o atendimento oftalmológico e elogiaram a ação da prefeitura. “É muito bom receber atendimento bom e de qualidade perto de casa, a prefeitura está de parabéns”, disse a merendeira Ana Priscila.

 

Na ocasião, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) inaugurou a quadra poliesportiva da escola Santa Cecília e vistoriou algumas obras em andamento no bairro, como os Cmeis do Jardim Bonanza e Primavera e recapeamento de vias do Jardim Mont Serrat. De acordo com o prefeito Maguito Vilela, a região ficou esquecida por muito tempo, sofrendo com a falta de infraestrutura e saúde, mas agora irá receber todos os benefícios que necessita. “Estamos investindo cerca de R$ 73 milhões, recursos da prefeitura e do Governo Federal, na região em obras de Cmeis, unidades de saúde já em licitação, centro de geração de renda, revitalização do campo de futebol, redes de água e esgoto e o asfalto que devem ficar prontos em 60 dias”, informou o prefeito durante a inauguração da quadra poliesportiva.

 

A escola conta hoje com 820 alunos e para a diretora, Elis Regina, a quadra é um sonho que se realiza. “Foram muitos anos de luta e agora nosso sonho foi realizado. Os nossos alunos terão mais qualidade nas aulas de educação física e recreação com nossa quadra”, pontuou a diretora. O estudante do sétimo ano e jogador de bola, Heemias Reis disse estar contente com a quadra poliesportiva, pois agora vai ficar muito melhor a prática de atividades físicas. “Antes tínhamos apenas um espaço aberto, de terra e no sol para as aulas de educação física e jogar bola. Agora ficou muito melhor, adorei a quadra”, disse o estudante.

 

Segundo o secretário de Educação, Domingos Pereira, a quadra poliesportiva da Escola Municipal Santa Cecília é a primeira a ser inaugurada de uma série de 14 quadras que estão em construção. “Estou contente em entregar esta quadra para a comunidade do Santa Cecília. Essa e as outras 13 quadras são obras de qualidade que beneficiarão os alunos, pois não terão mais que enfrentar o sol forte na hora das atividades físicas e também servirão para uso da comunidade”, explanou o secrtário.

 

Ao todo, 45.888 moradores foram direta ou indiretamente beneficiados pela iniciativa, que contemplou os setores: Vila Brasília, Jardim Transbrasiliana, Jardim Maria Inês, Parque Real, Vila São Joaquim, Jardim Imperial, Jardim Palácio, Parque Primavera, Jardim Monte Serrat, Vila Maria, Recanto das Emboabas, Jardim Bonança, Parque Santa Cecília, Vila Alzira e Residêncial Cândido de Queiroz.

 

Região contemplada com diversos benefícios

 

Desde 2009, início do primeiro mandado do prefeito Maguito Vilela, a região da Vila Maria tem recebido diversos serviços e obras. O asfalto e esgoto, principais reivindicações da população, estão em andamento desde o ano passado na Vila Maria, Cândido de Queiroz, Parque Santa Cecília e Jardim Bonanza. Quatro Cmeis também estão em construção na Vila Maria, Jardim Bonanza, Parque Primavera, Cândido de Queiroz.

 

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, informa que os recursos no valor de cerca de R$ 73 milhões serão investidos na construção de uma UBS que será construída no setor Cândido de Queiroz, na divisa com a Vila Maria, está em licitação e terá obras iniciadas ainda este ano. Em licitação também a implantação de uma unidade do programa Geração de Renda, no Parque Santa Cecília, que terá uma sala reservada à Associação de Moradores. Também será construído na região uma Casa de Acolhida e um Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPS i), que irá fazer o trabalho de prevenção em crianças com transtorno constante e desvio de comportamento.

 

“Além disso, serão iniciados três cursos profissionalizantes, do Pronatec, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e o Projeto Técnico Social, do Governo Federal”, frisou a secretária. Os cursos devem ser iniciados nos próximos dias, em uma das unidades escolares municipais da região.

AÇÃO – Desde o início do projeto em 2011, mais de 80 mil atendimentos foram realizados em 109 bairros de Aparecida. A primeira edição da ação cidadã, inicialmente nomeada “A Prefeitura Mais Perto de Você”, foi realizada em abril de 2011, no Setor Cruzeiro do Sul e região, seguindo depois pelas regiões dos setores Garavelo, Santa Luzia, e assim sucessivamente.

 

PRESENÇAS – Estiveram presentes na primeira edição do Aparecida em Ação de 2013 o vice-prefeito Ozair José (PT), o Deputado Estadual Daniel Vilela (PMDB), os secretários Euler de Moraes (Governo), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Paulo Rassi (Saúde), Sargento Cachoeira (Defesa Social e Guarda Civil), André Luis Ferreira (Controle Interno), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Carlos Eduardo (Fazenda), Marcos Alberto (Indústria e Comércio), Leo Mendanha (ASA), Marinho Rezende (Procon) e Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda). Além do presidente da Câmara, Gustavo Mendanha (PMDB) e os vereadores Arnaldo Leite (PMDB), Nascimeto (PSDB), Almeidinha (PSD), Pastor Cláudio (PRB), Vando do Prado (PTC) e Antônio Ribeiro (PRTB).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)