Mutirão Contra a Dengue chega ao Jardim Olímpico e região

Por Frederico Noleto

23 de setembro de 2019

Foto: Ênio Medeiros

A Prefeitura de Aparecida segue se adiantando de forma inteligente aos passos do Aedes Aegypti na cidade e implantando uma verdadeira varredura nos bairros para extinguir os possíveis focos mosquito da dengue em imóveis residenciais e comerciais, praças e ruas. Desta vez o Mutirão de Ação Municipal Contra o Aedes Aegypti, que está em sua 3ª edição, chega aos moradores da região do Jardim Olímpico. Cerca de 45 agentes de Endemias estarão atuando entre os dias 23 e 27 de setembro para as visitas domiciliares, coleta de pneus em borracharias e ações educativas. “Ao todo foram programados 6.744 imóveis a ser visitados por nossos agentes. Esta fase é decisiva para termos sucesso nesta luta contra a proliferação do mosquito, que não acontece apenas nos períodos chuvosos” – explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Iron Pereira.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a participação dos moradores é o que garantirá o sucesso desta luta. “São apenas 15 minutinhos para fazer a manutenção preventiva, com a limpeza de calhas, de tambores de água e bebedouro dos animais. O ideal é lavar as vasilhas todos os dias. Nas casas que têm cisternas, o morador deve checar se elas estão realmente vedadas par garantir que o local não se transformar em um imenso criatório de larvas do mosquito. É um trabalho muito simples, mas é de suma importância e pode inclusive salvar vidas” – pontua Iron. “Está comprovado que 80% dos criadouros das cidades se alojam dentro dos imóveis. As pessoas estão convivendo com o perigo dentro de casa. Um perigo que pode ser evitado” – completa o coordenador.

Na primeira etapa do mutirão, que aconteceu na região do Buriti Sereno, os agentes visitaram cerca de 13 mil imóveis. Uma média diária de 50 para cada trabalhador. De todo esse montante, apenas 15 imóveis apresentaram focos do mosquito. “Às vezes uma casca de ovo já é o suficiente para acumular água parada e virar reservatório de larvas do mosquito” – explica o agente de endemias José Carlos da Silva. Lucina Ferreira, que também é agente de endemias conta que o trabalho é muito importante porque fala diretamente à comunidade. “Falamos aos moradores, aos comerciantes e também nas escolas sobre a necessidade de trabalharmos contra a dengue. De que sozinhos não é possível vencê-lo. É preciso que todos se juntem para colaborar conosco nessa empreitada”.

O Mutirão de Ação Municipal Contra o Aedes Aegypti está em sua 3ª edição. A primeira visitou os moradores da região do Buriti Sereno e a segunda do Santa Luzia. Já foram visitados mais de 20 mil imóveis, uma média de 50 por dia para cada trabalhador de Endemias. Em apenas 15 deles foram apresentados focos do mosquito da dengue. “Apesar de todas essas ações ainda existe uma alta incidência devido ao descontrole vetorial. E com a chegada das chuvas esses ovos vão eclodir passar a ter contato com a água, entrando no período de transmissão. Então temos todos que começar a agir desde agora. O melhor remédio para combater o mosquito é a prevenção”.