Mutirão Contra a Dengue recolherá pneus em toda a cidade antes do período das chuvas

Por Frederico Noleto

30 de outubro de 2019

Por Frederico Noleto

30 de outubro de 2019


Foto: Claudivino Antunes

Após as ações pontuais de controle dos focos do mosquito da dengue nos bairros, a Prefeitura de Aparecida realizará nos próximos três dias, em toda a cidade, uma versão estendida do Mutirão de Ação Municipal Contra o Aedes Aegypti. Para isso, os agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuarão de forma coordenada a fim de recolher pneus em borracheiras, passeios e vias públicas e também em lotes baldios antes da chegada do período das chuvas no município. A ação, que teve início nesta quarta-feira (30) e segue até o fim da semana, contará com cerca de 30 homens que atuarão em todas as regiões.

“Iniciaremos na região central e depois percorreremos todos os bairros da cidade. Nos últimos meses foram visitadas dezenas de milhares de imóveis e estabelecimentos comerciais. Agora chegamos nas etapas final da ação preventiva antes do período das chuvas. Faremos essa varredura para certificar que realmente não deixamos nada para trás. Mas a ação individual, de cada um, continua sendo importantíssima. Por isso, retire ao menos 15 minutos para esta tarefa rápida de vistoriar o quintal. Cheque calhas e se assegure de que o lixo esteja realmente acomodado de forma adequada. Esse trabalho pode ajudar a salvar vidas” – pontua o coordenador da Vigilância Ambiental, Iron Pereira.

Ele explica que apesar de todas as ações tomadas ainda existe uma alta incidência de casos por conta do descontrole vetorial e que a campanha seguirá orientando os moradores como combater a proliferação do mosquito. “O Aedes Aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. Caixas d’ água também devem estar sempre tampadas. O melhor remédio para combater o mosquito é a prevenção. Fiscalizar o quintal e eliminar materiais que possam acumular água e servir de hospedeiro para as larvas tem que se tornar rotina”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)