Mutirão do Cadastro Único termina nesta sexta-feira, 09

Por Rackel Vieira

8 de novembro de 2018

Foto: Wigor Vieira

Beneficiários devem comparecer no salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, entre as 8h e às 17h

Os beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal tem até esta sexta-feira, 9, para atualizar seus dados e se cadastrar no Mutirão do Cadastro Único. Durante uma semana, milhares de pessoas compareceram no mutirão, receberam orientações e regularizaram sua situação. A ação, que esta na sua segunda edição, é uma iniciativa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

De acordo com a coordenadora do Cadastro Único, Yohana Oliveira, do  início do mutirão até a última quarta-feira, 07, cerca de 1.600 pessoas compareceram no local. “O déficit de famílias de Aparecida que precisam ser cadastradas é aproximadamente 10 mil, e até o momento não alcançamos nem um terço desse número. Além dessas famílias, cerca de cinco mil pessoas entre idosos e deficientes precisam ser inseridas no CadÚnico para não perder o Benefício da Prestação Continuada (BPC)”, destacou.

O BPC é um benefício assistencial de um salário mínimo concedido ao idoso e à pessoa com deficiência. Até o final do ano se o usuário não estiver incluído neste cadastro o benefício será suspenso pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É também por meio do CadÚnico que as pessoas podem participar dos programas do  Governo Federal como Bolsa Família, Programa de Habitação Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Carteira do Idoso, e também adquirir descontos em energia, telefone e isenção na taxa de concurso público e ENEM.

Para a inscrição no Cadastro Único, os interessados devem comparecer  no salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, situado na Rua Gervásio Pinheiro, Residencial Village Garavelo, até esta sexta-feira, 8, das 8h às 17h, portando os documentos pessoais e dos familiares que residem na mesma casa. São necessários certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; carteira de trabalho, último comprovante de renda (contracheque se tiver de carteira assinada ou se for servidor público); título de eleitor; declaração escolar do ano atual dos estudantes da residência; comprovante de endereço em nome de algum membro da família.