Nota oficial sobre a paralisação da reforma da Maternidade Marlene Teixeira

Aparecida de Goiânia, 16 de janeiro de 2014 – A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) informa que as obras de reforma e ampliação da Maternidade Marlene Teixeira estão paralisadas enquanto acontece o novo processo licitatório que indicará uma empresa para reiniciar os trabalhos. “Essa obra é uma prioridade para nós porque a Maternidade presta relevantes serviços à população e estava há dez anos sem sofrer nenhuma grande intervenção”, ressalta o secretário de Saúde Paulo Rassi.

Iniciada no último 5 de agosto, a reforma foi interrompida pela primeira vez quando a Secretaria de Controle Interno encontrou irregularidades nos documentos apresentados pela Rodeg Engenharia, vencedora da licitação. O contrato foi suspenso e a SMS convocou a empresa que ficou em segundo lugar no processo. Porém, a segunda colocada não tinha condições de cumprir os serviços combinados e a SMS agiu rapidamente para abrir uma nova licitação, que está tramitando normalmente.

As intervenções na Maternidade Marlene Teixeira prevêem a reconstrução de todo o sistema elétrico e hidráulico da unidade, a ampliação do Centro Cirúrgico e da Central de Material Esterilizado (CME), a retirada da lavanderia que será readaptada em outra unidade para dar lugar à ampliação dos consultórios e a criação do dormitório dos médicos, entre outras melhorias. O investimento na obra é do Tesouro Municipal e compreende R$ 160 mil para a obra física e cerca de R$ 300 mil para a complementação de mobiliários e equipamentos.

Atendimento organizado – Durante as obras na Maternidade, o atendimento ambulatorial e de pré-natal das pacientes é realizado em uma casa próxima à maternidade, localizada na Avenida dos Colonizadores (Vila Brasília), quadra 82, lote 3. Já os casos de Urgência e Emergência são atendidos no Hospital Garavelo, localizado na Rua 8-E, esquina com a Rua 3-E, na quadra 45, área 2, no Setor Garavelo Residencial Park. Os profissionais da Maternidade Marlene Teixeira foram remanejados para garantir o atendimento nestes dois locais. Os pacientes que tiverem dúvidas também poderão se informar pelo telefone (62) 3545-6070.

Antes da reforma, a Maternidade realizava em média 30 partos por mês. Com as obras, este número será significativamente ampliado. Atualmente, no Centro de Saúde da Avenida dos Colonizadores a SMS conta com oito pediatras que fazem mais de 300 consultas semanais na unidade.