SME disponibilizará mais de 12 mil novas vagas na rede municipal de ensino

19/12/2013 - 15:40

Novatos terão de 3 a 10 de janeiro para fazerem suas matrículas por telefone ou pelo site da prefeitura.

Aparecida de Goiânia, 19 de dezembro de 2013 – Encerra amanhã, sexta-feira (20), o prazo para alunos veteranos da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia confirmarem suas matrículas para o ano letivo de 2014 ou solicitarem a transferência para uma outra unidade escolar. O prazo é o mesmo para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A maioria dos alunos da rede já realizaram esse procedimento, mas o prazo final será cumprido, pois até o último momento existe a possibilidade de mudança da unidade escolar. “Com a confirmação prévia dos alunos veteranos, calculamos um total de 12.419 novas vagas que serão disponibilizadas para os alunos novatos, sendo 10.679 para o Ensino Fundamental, de 1º ao 9º ano, e 1.790 para alunos da Educação Infantil”, informou o secretário de Educação, Domingos Pereira.

O número de novas vagas para a rede infantil já inclui as que serão abertas pelos cinco novos Cmeis do município, construídos nos setores Serra Dourada, Papillon Park, bairro Santo André,Tiradentes e Residencial Garavelo Park. Os Cmeis já estão prontos e recebendo equipamentos e mobiliário. Com a migração natural de crianças para as unidades de ensino fundamental e com os novos Cmeis, o déficit pela Educação Infantil existente no município será reduzido em 30%.

“Não eliminaremos esse problema totalmente, mas um cadastro de reservas será criado, com aquelas crianças que inicialmente não conseguirem vagas, e elas serão encaixadas nas novas unidades em construção – 43 ao todo – gradativamente, à medida que os novos centros forem inaugurados”, esclareceu o secretário.

Segundo Domingos, a expectativa da SME é entregar no mínimo um novo Cmei por mês a partir de 2014. “Ao final teremos criado mais de 5 mil novas vagas, possibilitando o atendimento de todas as nossas crianças e a formação de novas vagas”, reiterou Domingos, considerando que cada Cmei tem capacidade máxima para atender 120 crianças em período integral.

NOVATOS – As novas vagas abertas na rede municipal de ensino serão preenchidas a partir do dia 3 de janeiro, quando se inicia o período de matrículas para alunos novatos. Os pais, responsáveis ou os próprios alunos terão uma semana para realizar o procedimento, que sem encerra no dia 10 de janeiro, pelo Telematrícula: 0800 607 0040. Quem preferir o procedimento online poderá acessar o site da prefeitura, www.aparecida.go.gov.br, e clicar no link que será disponibilizado na página.

“É muito importante ter em mãos documentos pessoais da criança, como certidão de nascimento ou identidade, além do endereço completo com CEP, telefone e outros contatos para agilizar o atendimento”, alertou o secretário Domingos Pereira. O atendimento por telefone é terceirizado e a empresa responsável disponibilizará 12 profissionais que realizarão o atendimento das 8 às 21 horas.

Fonte: Daniela Soares - Secom
Foto: Arquivo Secom