Seminário discute o papel de Aparecida na Região Metropolitana

25/09/2014 - 14:08

Aparecida de Goiânia, 25 de setembro de 2014 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e a Ambiens Sociedade Cooperativa, vêm trabalhando incansavelmente no processo de revisão do Plano Diretor de Aparecida de Goiânia. Em continuidade à programação do processo, aconteceu nesta quinta-feira, 25, no Auditório do Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida(IFG), o seminário “O Papel de Aparecida de Goiânia na Região Metropolitana”.

Durante todo o dia, técnicos do Ministério do Meio Ambiente; da empresa Ambiens, que venceu a licitação para fazer a revisão do Plano Diretor do município; e do Sindicato dos Engenheiros do Paraná realizaram palestras sobre Gestão Metropolitana, Mobilidade, Parcelamento de Áreas de Expanção Urbana e Cidade e Meio Ambiente.

“Temos que fazer uma lei que atenda o hoje pensando no amanhã, a realidade de 2002 não é mais a mesma dos dias de hoje, principalmente em Aparecida. Por isso a revisão do Plano Diretor, com seminários, palestras, se faz tão importante. Estamos animados com a experiência da Ambiens”, ressaltou o secretário de Planejamento de Aparecida, Afonso Boaventura.

O seminário faz parte de uma série de atividades que a Secretaria de Planejamento tem realizado com o objetivo de envolver a sociedade na construção do novo Plano Diretor de Aparecida. O documento foi criado em 2002 e deve ser atualizado a cada dez anos. A renovação do instrumento fará com que o desenvolvimento do município deixe de esbarrar em artigos do antigo Plano e cresça com mais celeridade e com sustentabilidade. A revisão do atual Plano Diretor da cidade, foi iniciada no final de abril de 2014 pela empresa Ambiens e por técnicos da Seplan.

Participaram do seminário, os secrtários Euler de Morais (Governo), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Jório Rios (Regulação Urbana), Ozéias Laurentino (Comunicação), servidores municipais e profissionais de Engenharia e Geografia da empresa que venceu a licitação para fazer a revisão do Plano Diretor do município.

PDP – O Plano Diretor Participativo (PDP) é o instrumento básico e fundamental da política urbana do município que segundo os preceitos do Estatuto das Cidades, compartilhados por essa Secretaria, deve ser construído de forma democrática e participativa.

OFICINAS - Em maio deste ano foi realizada na Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag) oficinas setoriais, que também fazem parte do processo de revisão do Plano. O objetivo é a construção de um diagnóstico do município e a indicação preliminar de cenários desejados, por meio de oficinas temáticas e por segmentos sociais. As oficinas foram voltadas aos técnicos municipais, entidades empresariais e poder legislativo, com caráter propositivo. Um dos temas abordados foram Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Fonte: Lígia Mariani - Secom
Foto: Fabiano Araújo - Secom