Acesso à Informação Facebook Twitter Webmail Interno Página Inicial Webmail

Notícias

 
Voltar       Imprimir

Encontro de Folia de Reis de Aparecida começa nesta 5ª feira

20/04/2017 - 11:02
clique para aumentar

Aparecida de Goiânia, 20 de abril de 2017 – A Associação dos Catireiros, Foliões e Quadrilhas de Aparecida de Goiânia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, deu início na manhã desta quinta-feira (20), no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, ao tradicional Encontro de Folia de Reis. 

Segundo a presidente da associação, Nilmari Alves Siqueira, a festa faz parte da tradição há várias décadas, desde o início da formação da cidade. “A Folia de Santo Reis acontece em Aparecida de Goiânia há mais de cem anos. É uma celebração mais tradicional de Goiás porque sua história se confunde com a história da cidade” – conta Nilmari, que está à frente da organização da festa desde 1995. 

De acordo com o secretário Executivo de Cultura, Élio Bom Sucesso, a Prefeitura tem dado todo suporte necessário para manter as tradições da cidade. “Já promovemos outros encontros de foliões, como em Nova Veneza no início deste ano. Essa parceria será mantida a fim de manter viva a cultura e as histórias que vem dos nossos pais e avós”, destacou o secretário.

A manifestação popular se estende até sábado (22). No roteiro da festa (veja abaixo), estão previstas paradas em quatro residências, em diferentes bairros de Aparecida e o encerramento em Hidrolândia. Durante o “giro”, como também é chamada a caminhada dos foliões, os anfitriões oferecem almoço e jantar aos participantes, que abençoam suas casas. 

“No passado, o roteiro se cumpria principalmente na zona rural. Então, precisávamos repor as energias, descansar, e os moradores ofereciam o pouso”, explicou um dos embaixadores da Folia Aparecidense, Edmar Rufino Ferreira. “Hoje a folia acontece na cidade, os moradores que visitamos oferecem as refeições em forma de agradecimento e até para confraternizarem com todos os participantes”, frisa Edmar. 

Ao todo são mais de 50 componentes, distribuídos entre Músicos, Embaixadores, o Palhaço. A parte musical é composta por três sanfonas, quatro violas, três violões, dois pandeiros e um cavaquinho. A Folia na cidade vem sendo passada de geração a geração e esta edição conta com foliões de outras cidades da região metropolitana e do interior, como Goiânia, Hidrolândia e Goianira. 

ORIGEM – A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa. Atualmente no Brasil, a festa de Folia de Reis expressa a devoção dos homens através de seus personagens, cânticos, roupas e costumes, dando graças ao Senhor Deus, e rogando proteção para as intempéries da vida. Apesar de ser uma expressão da religiosidade, a festa é considerada como de atuação espontânea, desvinculada das regras oficiais da Igreja Católica. Normalmente, os foliões estão pagando alguma promessa, para participar ativamente da festa. Uma das características da festa é a diversidade, cada cultura, cada cidade tem costumes e tradições diferentes, de acordo com as peculiaridades da região. 

 

ROTEIRO

  

20/04 (quinta-feira)

8h: Centro de Cultura e Lazer José Barroso (Rodeio Show)

9h: Rua Nossa Senhora Auxiliadora, Qd. 09, Lt. 03 – Centro

12h: Rua 02, Qd. C Lt. 2 – Setor Araguaia

18h: Rua Augusto Rios esquina Rua Xavier de Almeida, Qd. 14, Lt. 17 – Parque Atalaia

 

21/04 (sexta-feira)

12h: Rua Tangará Qd. 36, Lt. 13 – Jardim Cristal

18h: Rua Rouxinóis, Qd. 15, Lt. 07 – Jardim das Acácias

 

22/04 (sábado)

12h: Fazenda São Braz (Chácara Zé Preto) - Hidrolândia


Fonte: Rackel Vieira
Foto: Enio Medeiros

Untitled Document

Serviços


Fale Conosco
Consulta de Processos
Contracheque
DIRF
IPTU / ITU - Certidões
Legislação
Links Úteis
SMTA - Publicações
Vigilância Sanitária

A Cidade


Bandeira
Economia
História
Localização

Rua Gervásio Pinheiro, APM
Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08:00hs as 11:30hs - 13:00hs as 17:30hs

Webmail
©2012/2013 - Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia - Desenvolvido pela DTI