Nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida contempla mais 832 famílias em Aparecida

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 19 de dezembro de 2012 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, lançou na tarde desta quarta-feira, dia 19, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), o Residencial Buriti Sereno 1, 2 e 3, no setor Buriti Sereno. O empreendimento terá três condomínios, com total de 832 apartamentos, e contempla famílias da Faixa 1 – com renda mensal entre zero e R$ 1,6 mil – cadastradas pela Secretaria de Habitação no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O residencial terá capacidade para abrigar até 4 mil pessoas.

“Vamos fazer daqui um local digno e nobre, cercado de todos os serviços públicos necessários para que essas pessoas tenham mais qualidade de vida e uma moradia digna, o que é um direito de todo cidadão. Queremos acabar com o nosso déficit de moradia em Aparecida, mas isso precisa ser feito com responsabilidade e planejamento, construindo casas e apartamentos realmente habitáveis”, sublinhou Maguito.

A secretária extraordinária para Assuntos Habitacionais, Limênia Alves, conta que a demanda atual em Aparecida é de 20 mil pessoas. “Esta área pertencia ao Clube dos Magistrados e em breve abrigará 4 mil moradias dignas para pessoas de camadas necessitadas. Se continuarmos nesse ritmo, até 2015 conseguiremos atender todas as pessoas cadastradas hoje no programa Minha Casa, Minha Vida aqui no município”, destacou Limênia.

O Residencial Buriti Sereno será construído na Avenida das Nações, em divisa com o setor Pontal Sul 2. As obras foram iniciadas em outubro deste ano e o conjunto será entregue por etapas. A previsão é que até 2014 todas as famílias estejam instaladas. As parcelas mensais serão fixadas de acordo com a renda dos beneficiários, podendo variar de R$25,00 a R$80,00. Terão prioridade as mães solteiras, portadores de necessidades especiais (PNE) e famílias em condição de pobreza. A secretaria de Habitação vai analisar os cadastros existentes pela ordem e entrará em contato com os beneficiados.

Cada apartamento terá dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, dentro dos padrões de moradia estabelecidos pelo governo federal. “Finalmente vamos conseguir realizar o tão famoso sonho da casa própria”, conta o beneficiado Marlon Félix de Castro. O projeto terá um custo total de R$ 49 milhões.

A superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Marize Fernandes, ressaltou que a instituição existe justamente para ser portadora deste tipo de empreitada. “A cidade de Aparecida pode contar conosco neste que é o maior programa habitacional em andamento em todo o mundo, o Minha Casa, Minha Vida. Um programa comprovadamente eficiente e que já atendeu centenas de famílias de Aparecida em moradia digna”, pontuou a superintendente.

No o início da atual gestão, em 2012, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia entregou à população aparecidense 336 apartamentos no Residencial Águas Claras, no setor Belo Horizonte. De acordo com o prefeito, o objetivo é ampliar o acesso à moradia e com isso zerar o déficit habitacional existente no município, tudo isso com conforto, segurança e cidadania” – pontuou o prefeito.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes várias autoridades, como os secretários Samuel Borges (Governo), Limênia Alves (Habitação), Lafaiete Campos (Meio Ambiente), Ademar Rodrigues (Desenvolvimento Urbano), Anésio Rodrigues (Cultura), o assessor especial de Igualdade Racial, André Luiz; a coordenadora de Projetos e Convênios da Prefeitura de Aparecia de Goiânia, Valéria Petterse; Marinho Resende, diretor do Procon Municipal, Célia Landim (Sine); a superintendente Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Marize Fernandes e o gerente Regional da CEF, Cleomar Dutra. Vereadores atuais e eleitos; líderes comunitários do município; e o representante da empresa responsável pela obra, Jaeder Alcântara, também prestigiaram o lançamento.