Obras do Eixo Leste-Oeste 01 avançam com pavimentação de trechos e construção de pontes

Por Rodrigo Augusto

3 de setembro de 2021

Por Rodrigo Augusto

3 de setembro de 2021

Foto: Trecho do setor Buriti Sereno do ELO 1 já recebe capa asfáltica - Foto: Claudivino Antunes

Prefeitura investe R$ 13 milhões na construção do eixo viário que irá interligar o Jardim Maranata ao Jardim Helvécia. Obra vai melhorar a mobilidade urbana e beneficiar milhares de moradores da região do Grande Garavelo

Com investimentos robustos na ordem de R$ 72 milhões, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está construindo cinco novos eixos estruturantes que irão interligar as regiões Leste e Oeste da cidade. Entre eles, o Eixo Leste-Oeste 01 (ELO 01) com quase 10 quilômetros, que está com as obras avançadas e orçado em R$ 13 milhões.

O ELO 01 começa na Avenida Major Olegário, no Jardim Dom Bosco, e termina na Avenida Rio Verde, no Jardim Helvécia, interligando duas regiões da cidade. Hoje, essa ligação é feita através da G0-040 e Avenida Rio Verde que estão sobrecarregadas devido ao crescimento da frota na Região Metropolitana de Goiânia.

O traçado irá passar pelos seguintes bairros: Jardim Dom Bosco, Jardim Alto Paraíso, Setor Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno, Bairro Cardoso – Continuação e Jardim Helvécia.

“É uma obra que vai facilitar o deslocamento das pessoas que diariamente transitam por aqui, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida, já que elas ficarão menos tempo no carro e no trânsito. Vai ficar mais fácil para quem sai do Maranata em direção ao Anel Viário, pois não vai precisar percorrer toda GO-040”, explica o prefeito Gustavo Mendanha.

O gestor ressalta ainda que as obras de implantação do ELO 01 e também dos outros quatro Eixos fazem parte do Programa de Investimentos Aparecida 100 anos. “Além dos Eixos teremos ainda o investimento em obras de infraestrutura, educação e meio ambiente com o aporte financeiro de R$ 600 milhões, por meio de empréstimo junto ao Banco dos Brics. Ao todo serão R$ 1 bilhão de investimentos em diversas áreas na cidade, tornando Aparecida uma cidade centenária e ainda mais desenvolvida, dando orgulho para aqueles que vivem e vivenciam o município”, completou Gustavo Mendanha.

Além de melhorar a mobilidade entre as regiões Leste e Oeste, o eixo ainda irá beneficiar diversos bairros ao longo de sua extensão que serão pavimentados e cotaram ainda com moderno sistema de redes de galerias pluviais para captação das águas das chuvas, evitando alagamentos nos meses chuvosos.

A ligação rápida entre os dois extremos da cidade, através do ELO 01, será possível com a abertura de novas vias e também com construção de uma ponte e dois bueiros. A ponte entre a Rua Guajupia e Avenida 1ª Radial, entre o Buriti Sereno e o Jardim Helvécia, está em fase de fundação. O bueiro celular triplo na Avenida Presidente Vargas já foi construído, agora, está sendo feito o aterramento e em seguida será feita a pavimentação.

“As obras do Eixo Leste-Oeste 01 avançam diariamente. Neste momento, já estamos, por exemplo, pavimentando trechos importantes como os das avenidas Graça Aranha e Presidente Vargas. Também avança a construção dos bueiros celulares. Trata-se de um projeto complexo e estamos trabalhando em ritmo acelerado para continuarmos avançando”, pontua o secretário municipal de Infraestrutura, Mário Vilela.

Bueiro celular é implantado na Avenida Graça Aranha no setor Buriti Sereno

Moradora do Goiânia Park Sul há 20 anos, a auxiliar de serviços gerais Luiza Maria de Moura projeta que com a pavimentação da Avenida Presidente Vargas, que será um trecho importante do eixo viário, o serviço de transporte coletivo irá melhorar na região. Hoje, ele perde algumas horas de sono para acordar mais cedo e se deslocar até ao terminal porquê onde mora “o ônibus não desce pela falta do asfalto”.

“São mais de vinte anos morando aqui na poeira e na lama. Agora, minha esperança é que a situação melhore e o asfalto chegue também às outras ruas e também na minha. Eu saio, às 4h20, o transporte começa a andar, às 05h15, acordo mais cedo para meu marido me levar até o terminal”, completa a moradora.

Importante via no traçado do ELO 01, a avenida Graça Aranha , no Buriti Sereno, já está sendo pavimentada. Ao todo, apenas nesse trecho serão 42,7 mil m² de área asfaltada, 20 mil metros lineares de meio-fio e outros 26 mil m² de calçada.

Frente de serviço no trecho da Avenida Guajupia no Jardim Helvécia, onde será construída uma ponte

O senhor Nivaldo Francisquini é um dos pioneiros do Setor Buriti Sereno. Ele chegou ao bairro há 30 anos e na época era chamado de “doido” pelos amigos e parentes. “Quando cheguei neste bairro eram poucas casas, a violência era muito grande e meus parentes brigavam comigo por ter vindo morar aqui. Sempre tive confiança que iria melhorar, agora, vai virar uma cidade, antes era um recanto dentro da cidade. Agora, vai melhor 90% em relação ao que era. Na seca, era poeira, na chuva, era buraco. Agora, as pessoas que achavam que eu havia errado em vir para cá acham que eu acertei”, revela em tom descontraído.

CLIQUE AQUI E VEJA O MAPA DE APARECIDA COM O TRAJETO COMPLETO DO EIXO LESTE OESTE 1 E DOS OUTROS 4 EIXOS

Eixo Leste-Oeste 01 em números

Investimento: R$ 13 milhões