Oitava edição do Prefeitura em Ação prevê mais de 10 mil atendimentos

Por Elzenúbia Moreira

18 de maio de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Mais de 10 mil pessoas da região noroeste de Aparecida recebem nesta sexta-feira, 18, e sábado, 19, centenas de serviços gratuitos em diversas áreas como saúde, educação, trabalho, meio ambiente, justiça, assistência social, cultura e lazer. Os atendimentos fazem parte da oitava edição do Prefeitura em Ação que está sendo realizada na região do setor Madre Germana, que possui cerca de 60 mil habitantes.

Levar os serviços para perto da comunidade e promover interação entre a administração pública e os moradores são os principais objetivos do projeto. De acordo com o superintendente de  Movimentos Sociais, Júlio Lemos, por questões geográficas muitas pessoas têm dificuldade de ter acesso a alguns serviços públicos. “Reunir nossos serviços e equipes em um só lugar facilita muito para população, que se sente mais próxima da gestão e do prefeito, que também quer um maior contato com as pessoas para ouvir suas demandas”, ressaltou.

O espaço da beleza era um dos estandes mais movimentados nesta manhã. Inclusive o prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha aproveitou para cortar o cabelo. A dona de casa e moradora do Jardim Dom Bosco II, Ana Cristina também era uma das pessoas que estavam presentes aguardando o atendimento. Ela ficou sabendo da ação e acordou às 6h da manhã para chegar bem cedinho no evento e conseguir senhas para os serviços desejados. Ana Cristina foi fazer a sobrancelha e levou o filho para cortar o cabelo e ainda aproveitou para tirar fotos 3×4.

Ela, que mora há 15 anos em Aparecida, elogiou a iniciativa da administração pública. “É muito boa porque atende aquelas pessoas que, por exemplo, não têm dinheiro para ir ao salão e ter acesso a serviços de beleza e tirar fotos, que se você for fazer em um loja específica custa mais de R$20. Compensa muito e a gente consegue resolver tudo no mesmo lugar”, avaliou Ana Cristina.

A moradora do setor Madre Germana há mais 20 anos, Osvaldina Alves da Conceição, levou a filha Iara Alves Dias, de 19 anos, e a Laura, de um mês, para se inscrever no Programa Bolsa Família e para buscar uma vaga no mercado de trabalho. Já a diarista Darkire Lemes, que também mora no bairro, levou os filhos Thalison Fernando, de 9 anos,  e Ketlen Lorrane, de 11 anos, para atendimento odontológico. Ambas, parabenizaram o projeto por levar serviços para as diversas regiões do município.

Durante toda a semana, os bairros da região receberam serviços como limpeza de lotes e ruas, manutenção da iluminação, pintura de meio-fio, tapa-buraco e recapeamento. Além disso, os agentes de endemias da Coordenação de Vigilância e Saúde estiveram visitando os imóveis da região desde segunda-feira e estarão até amanhã, dando orientações para população na combate e prevenção ao mosquito da dengue.

Edição especial – Aparecida 96 anos

A oitava edição do Prefeitura em Ação faz parte das atividades em comemoração ao aniversário de 96 anos de Aparecida de Goiânia, celebrado no dia 11 de maio.   A ação oferece ainda neste sábado, 19, serviços como atendimento jurídico, cadastro para o programa Bolsa Família; DPVAT; encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine; emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência; emissão de alvará simplificado de uso de solo; escova e corte de cabelo; distribuição de mudas e fotos 3×4.

Para as crianças, haverá distribuição de algodão-doce e pipoca, além da pintura facial. Na área da saúde serão oferecidos aos moradores da região atendimentos em oftalmologia, ultrassonografia, odontologia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, vacinação (doses de rotina, calendário adulto e infantil), testes rápidos de HIV e Hepatites, abordagem básica do fumante (teste de intoxicação), além de orientações sobre dengue e vigilância sanitária.