Pacientes com comorbidades são vacinados diretamente nas clínicas de hemodiálise

Por Frederico Noleto

27 de abril de 2020

Por Frederico Noleto

27 de abril de 2020


Foto: Arquivo

A Camanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2020 segue firme em Aparecida. A fim de garantir a imunização das pessoas mais vulneráveis das que se encontram no grupo de risco à Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem focado o grupo de pacientes acamados e com combormidades. Para isso, mobilizou uma operação especial realizar a vacinação de pacientes diretamente nas clínicas de hemodiálise do município e também em domicílios. Segundo a SMS, ao todo foram 543 pacientes de hemodiálise atendidos pelas equipes de Imunização da secretaria e 380 acamados e idosos com mais de 85 com problemas de locomoção.

A segunda etapa da campanha, que conta com 36 postos espalhados por toda a cidade, teve início do dia 16 de abril e segue até 9 de maio. Estão sendo vacinados caminhoneiros, gestantes, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, motoristas de transporte coletivo e portuários. “Na última terça-feira (21), concluímos a vacinação de todos os acamados que procuraram o serviço de imunização em domicílio” – pontua a coordenadora da Imunização do município.

Para facilitar a imunização dos caminhoneiros, foi montada uma sala de vacinação no Posto Aparecidão, na BR 153. No Aparecidão, a vacinação ocorre às quintas e sexta-feiras das 16h às 19 horas, e no sábado 9 de maio será das 8h às 17h. No primeiro dia, 120 pessoas foram imunizadas no local. Nesta sexta-feira, 17, as enfermeiras Ana Clara Lima e Maria de Fátima Oliveira de Fernandes, da Coordenação de Imunização da SMS, estavam atendendo os caminhoneiros após a devida triagem e a verificação de documento pessoal que comprove vínculo ou categoria profissional, como contracheque e crachá.

Segundo a coordenadora de Imunização e Rede de Frio da SMS, Renata Cordeiro, todos os grupos contemplados nessa etapa da Campanha também podem ser vacinados no Aparecidão desde que apresentem a documentação exigida, embora o foco no local sejam os caminhoneiros: “Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. São aqueles que têm doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, diabéticos, obesos e transplantados, dentre outros”.

A Influenza
A doença é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A síndrome gripal que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaléia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização.

Documentos exigidos para cada grupo:

  • Gestantes e Puérperas: deverão apresentar documento pessoal com foto e documento que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho, cartão de gestante);
  • Profissionais das Forças de segurança e salvamento (Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia e Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Força Nacional e Guarda Municipal: documento pessoal com foto e documento que comprove vínculo ou categoria profissional (contracheque, crachá, etc).
  • Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários: documento pessoal com foto e documento que comprove vínculo ou categoria profissional (contracheque, crachá). Na ausência deste, apresentar carteira de motorista categoria D ou E. (Obs: Motoristas de aplicativo e taxistas não foram inclusos neste grupo).
  • Portadores de doenças crônicas (ver quadro abaixo com especificações): prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (doença) junto ao documento de identidade ou outro com foto. Relatórios com datas retroativas deverão ser aceitos.

Categorias das comorbidades:

  • Doença respiratória crônica (asma em uso de corticoides inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); DPOC; bronquioectasia; fibrose cística; doenças intersticiais do pulmão; displasia broncopulmonar; hipertensão arterial pulmonar; crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade).
  • Doença cardíaca crônica (doença cardíaca congênita; hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca).
  • – Doença renal crônica (doença renal nos estágios 3,4 e 5; síndrome nefrótica; paciente em diálise).
  • – Doença hepática crônica (atresia biliar; Hepatites crônicas; cirrose).
  • – Doença neurológica crônica (condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; necessidades clínicas individuais: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave).
  • Diabetes (diabetes mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos).
  • – Imunossupressão (imunodeficiência congênita, adquirida, por doenças ou medicamentos).
  • – Obesos (obesidade grau III, transplantados órgãos sólidos; medula óssea).
  • – Portadores de trissomias (síndrome de down, síndrome de klinefelter, sídrome de wakany, dentre outras trissomias).

Postos de Vacinação Atualizados:
01 – Aparecida Shopping – Atendimento Drive-Thru (pedestres não serão atendidos): Acesso pela Av. Independência (Praça da Família) – de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h;

02 – Posto Aparecidão – Rede Marajó BR 153: KM 516, Setor Rosa dos Ventos – às quintas e sextas, das 16h às 19h, nas seguintes datas: 16 e 17/04, 23 e 24/04, 30/04 e 01/05, 07 e 08/05. No sábado do Dia D (09/05), das 08h às 17h;

03 – Centro de Atendimento Ambulatorial (Praça da Matriz) – de segunda a sexta das 8h às 17h;

(Locais de vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h);

04 – Cais Nova Era – PRAÇA – RUA DOMPEDRO II (em frente ao cais);

05 UBS Colina Azul Tenda – GARAGEM DA UNIDADE;

06 UBS Andrade Reis – CMEI Manoel Simão Neto (Av. Girassois Quadra 12, Setor Andrade Reis;

07 UBS Campos Eliseos);

08 UBS Independência Mansões – EMEI Profª Wilsonina de Fátima* (Rua Manoel Luiz Ramos c/ 55 Independência Mansões);

09 UBS Jardim Riviera – Garagem da Unidade (tenda);

10 UBS Jardim Florença – CRAS NOVA CIDADE;

11 UBS Tiradentes – CRAS TIRADENTES;

12 UBS Veiga Jardim – ACADEMIA DE SAÚDE VEIGA JARDIM;

13 UBS Delfiore – CMEI Vila Delfiore (Rua Péricles QD.15 LT.16, Vila Delfiore);

14 UBS Bandeirantes – Escola Mun. Santa Tereza de Ávila (Rua 201 esq. c/ Rua, 208, Qd: 37, Setor Aeroporto Sul);

15 UBS Cândido de Queiroz – CMEI Cândido de Queiroz* (Rua 13, APM 1. Cândido de Queiroz);

16 UBS Caraíbas – Paróquia Santo Eugenio (Av. Domitilia Lobo Qd.13 APM Residencial Caraíbas);

17 UBS Jardim Olímpico – Escola Municipal Jardim Olímpico II ()Rua X 24, esq/25, Qd 12, lts 01/08, Setor Tocantins);

18 UBS Garavelo Park – CMEI Geralda Ribeiro de Melo (Rua 36 esq. c/ Rua 106, APM 1A, Residencial Garavelo Park);

19 UBS Mansões Paraíso – Colégio Militar Elmar Arantes;

20 UBS Cruzeiro do Sul – Centro Comunitário Cruzeiro do Sul (Av. Alvorada, 589 Conjunto Cruzeiro do Sul);

21 UBS Jardim dos Ipês Escola Municipal Jardim Ipê Rua JI-29 Q. 122 Lt. 21 Jardim Ipê;

22 UBS Madre Germana – IGREJA CATOLICA DE NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO (Rua MG 17 Qd.30 Lt.30 Madre Germana I);

23 UBS Buriti Sereno – CMEI Buriti Sereno (Rua Paulo Setubal, Qd 36, Buriti Sereno);

24 UBS Pontal Sul II – Garagem da Unidade;

25 UBS Parque Trindade – Garagem da Unidade;

26 UBS São Pedro –  Garagem da Unidade;

27 UBS Santa Luzia – PARÓQUIA SANTA LUZIA (Av. W-05 Residencial Santa Luzia);

28 UBS Nova Olinda – Escola Municipal Nova Olinda (Avenida Imperial, Qd: 21 Lt: 01, Jardim Nova Olinda);

29 UBS Retiro do Bosque (Rua das Pitangueiras esq/ com Tucumä, Retiro do Bosque);

30 UBS Bela Vista – Escola Municipal Jardim Bela Vista (Rua 27 – “A”, Qd: 06 Lt: 08, Jardim Bela Vista);

31 UBS Rosa dos Ventos – Garagem da Unidade;

32 UBS Jardim dos Buritis – Escola Municipal Benedito Rodrigues Siqueira (Av. das Palmeiras Rua Manacá e Ipê, Qd: 32, Nº 17, Jardim dos Buritis);

33 UBS Bairro Hilda – PAROQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (Rua Marco Guião- Praça Bairro Hilda);

34 UBS Alto Paraíso – Garagem da unidade;

35 PAPILON PARK-  Garagem da unidade;

36 UBS Bairro Independência – Escola Municipal Prof° Mônica Tomaz da Silva (Rua 49 Qd.94 Lt.01-05 Bairro Independencia).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)