Palestra para gestores motiva atendimento cada vez mais humanizado e eficiente

Por Frederico Noleto

20 de dezembro de 2019

Por Frederico Noleto

20 de dezembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

O bem estar, a realização pessoal e a qualidade do trabalho desempenhado pelos profissionais que atuam no âmbito da Saúde sempre foi uma preocupação da Prefeitura de Aparecida. Por isso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu na tarde desta quinta-feira (19) todos os gestores da Atenção Primária, Urgências e Emergências e também da Saúde Mental para valorizar a importância do trabalho de cada um dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma palestra ministrada pela psicóloga e professora, Ariana Camargo, reforçou aos profissionais das diversas áreas a importância da busca incansável pela autosuperação e também do sentimento altruísta para a construção de um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente à população.

Durante cerca de 3h os responsáveis pelas tomadas de decisões no dia-a-dia do Sistema Único de Saúde (SUS) do município participaram de atividades motivacionais e de estratégia, como forma de celebrar vitórias alcançadas no decorrer do ano e de iniciar o planejamento para o próximo ano que se aproxima. “Apesar de muitos dos que tomam as decisões não desempenham as funções da ponta do atendimento, todos os que estão aqui são a cara do SUS. Somos homens e mulheres que doam suas vidas para fazer da saúde pública uma verdadeira missão, ajudando a amenizar a dor das pessoas quando elas mais precisam” – pontua o secretário da pasta, Alessandro Magalhães.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, lembrou da necessidade de celebrar e consagrar o trabalho realizado ao longo do ano. “Tivemos momentos bons e ruins, tivemos crises. Nós já provamos que somos muito mais do que uma equipe. Vocês fazem um serviço fora do comum. Tem hora que perdemos a noção de o quanto nosso trabalho é importante. Nós fazemos parte da autogestão da Saúde Pública da segunda maior cidade do estado de Goiás. Que seguramente tem a melhor Saúde Mental do Estado de Goiás e UPAs de fazer inveja, com pessoas de outros estados que vêm para observar e nos pedir conselhos sobre gestão” – lembra.

Ele conta ainda que a Atenção Básica, por meio das UBS, também são percebidas por muitos gestores como um modelo. “Temos ciência de que não chegamos no ideal mas estamos no caminho certo. A Saúde é uma mudança constante. Às vezes é importante sairmos de nossas unidades para nos reunirmos e termos a dimensão do tamanho de nosso trabalho. Eu tenho um prazer enorme de conviver com vocês. Tenho certeza de que diariamente todos vocês saem de casa com a vontade de fazer a diferença. Estamos cheios de perspectivas para o próximo ano e tenho certeza de que conseguiremos cumpri-las.

Amanda Melo, diretora de Urgências, Emergências e Especialidades, conta que o momento foi preparado com muito carinho. “A Superintendência de Atenção à Saúde é a maior da secretaria e uma das maiores de toda a prefeitura. É formada por muitas pessoas que acabam trabalhando isoladamente entre si por conta da natureza do trabalho. Mas a ideia é aumentarmos cada vez mais a conexão entre elas. Porque todos os gestores são guerreiros, são lutadores.