Período de matrículas para Educação Infantil de Aparecida começa na próxima segunda, 14

Por Klau Bueno

11 de janeiro de 2019

Por Klau Bueno

11 de janeiro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Estudantes do Ensino Fundamental podem ser matriculados até hoje, 11, às 16 horas

Começa na próxima segunda-feira, 14, a segunda fase do período de matrículas da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia. Para facilitar a vida dos pais e responsáveis, em 2019 a Secretaria de Educação separou este momento em dois: até 11 de Janeiro às 16 horas podem ser matriculados alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e de 14 a partir das 8 horas até 18 de Janeiro às 16 horas Educação Infantil (Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) – Agrupamentos de I a V).

Para efetuar as matrículas a Prefeitura colocou à disposição dos pais três plataformas diferentes: site http://www.aparecida.go.gov.br/ clicando no banner que aparecerá na abertura, o Telematrícula por meio do telefone 0800 607 0040 para informações e matrículas e uma novidade que é o aplicativo Matrícula Aparecida, disponível para download nos dois sistemas operacionais mais populares em Smartphones, Android e iOS.

A segunda etapa da matrícula é a confirmação, levando toda a documentação do aluno na Escola selecionada para os estudantes do Ensino Fundamental ou na Secretaria de Educação, situada na Rua 04, Setor Araguaia, região Central, para alunos de Cmeis e Escolas Municipais de Tempo Integral (Emei).

Para os pais que têm dificuldade de acesso à internet, a Educação de Aparecida disponibilizou 15 computadores dentro da Secretaria com profissionais treinados para realizarem as matrículas. “Este ano criamos o maior número de facilidades para os pais acessarem nosso sistema, além de dividirmos as matrículas em dois momentos. E para os pais que têm dificuldades de acesso à internet, montamos um laboratório aqui na Secretaria com 15 máquinas e profissionais preparados para atenderem a essas pessoas”, explicou a secretária de Educação, Valéria Pettersen.

Atualmente Aparecida possui mais de 41 mil alunos em 31 Cmeis, quatro Emeis e 55 Escolas de ensino fundamental que atendem de 41 mil estudantes. “Tivemos um acréscimo de mais de seis mil vagas na rede nesses dois anos da gestão e estamos trabalhando para ampliar ainda mais esse número”, garante a secretária de Educação, Valéria Pettersen.

Ensino Fundamental – Durante esta primeira semana de matrículas, o site Gemul, utilizado para coletar as informações dos alunos, registrou mais de 6.600 matrículas para estudantes do Ensino Fundamental. A liberação das matrículas para esta modalidade de educação aconteceu às 8 horas do dia 7 de Janeiro e, segundo o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Prefeitura de Aparecida, no momento em que o sistema foi liberado 1.323 acessos simultâneos foram feitos e mais de 3.900 acessos na primeira hora.

Investimentos – Consciente de que a educação é o melhor caminho para a construção de um mundo mais igual para todos, a administração municipal de Aparecida tem priorizado esta área. Somente no ano de 2018, mais de quatro mil vagas para o Ensino Fundamental e três mil para o Ensino Infantil foram disponibilizadas para que os aparecidenses estejam preparados para o futuro.

Além disso, em parceria com o Sesi e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Educação está implantando a Robótica nas escolas. O projeto piloto já está funcionando na Escola Municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, em Aparecida, e em breve será expandido para outras unidades.

A robótica é uma atividade que consiste no estudo científico, planejamento e elaboração de projetos relacionados a criação e funcionamento de equipamentos e robôs e já encanta os alunos, além contribuir para o desenvolvimento educacional, despertando a criatividade, incentivando o trabalho em equipe e facilitando o aprendizado de disciplinas com matemática, física, química e inglês.

A implantação da Robótica nas escolas faz parte do projeto Aparecida Cidade Inteligente, que tem como objetivo adotar ações que tornem o município conectado integrando todas as áreas, a fim de acelerar o desenvolvimento econômico garantindo melhorias na qualidade de vida da população.