População de Aparecida já pode acessar os serviços do Ministério do Trabalho pelo celular

Por Ana Paula Moreira

8 de fevereiro de 2018

Por Ana Paula Moreira

8 de fevereiro de 2018

Foto: Enio Medeiros

Com o objetivo de facilitar a vida do cidadão, a Secretaria Municipal do Trabalho de Aparecida de Goiânia, passa a disponibilizar os serviços aos trabalhadores do município. Este acesso se dá por meio da plataforma digital do Ministério do Trabalho e pode ser baixado em qualquer smartphone com sistema IOS ou Android.

Assim, ao entrar no site empregabrasil.mte.gov.br, a população terá acesso a programas como Sine Fácil, Carteira de Trabalho Digital, Seguro Desemprego e Escola do Trabalhador de onde estiver e de forma rápida, sem filas e burocracia.

“Nós aqui da secretaria de Trabalho nos esforçamos para garantir a empregabilidade, possibilitando ao trabalhador a qualificação profissional devida. Permitindo assim que ele seja absorvido pelo mercado de trabalho, que está a cada dia mais exigente”, explica o secretário Municipal do Trabalho, Adriano Montovani.

O secretário explica que o Sine Fácil, por exemplo, informa vagas de trabalho de todo país em tempo real, por isso que o acesso dos trabalhadores por esta ferramenta online será mais facilitado, podendo ele observar qual empresa procurar ou encaminhar o currículo.

Outra facilidade, de acordo com Adriano Montovani é a Carteira de Trabalho Digital.  “A ferramenta foi criada com o objetivo de reduzir as filas nas redes de atendimento, agilizar acesso às informações trabalhistas anotadas na CTPS e acelerar os processos de requisição e emissão da Carteira impressa”, sublinhou.

Com o Seguro Desemprego podendo ser pedido pela Internet, o trabalhador não precisa mais, inicialmente, comparecer a uma agência do SINE, pois agora poderá preencher o formulário online. Após o cadastramento, o trabalhador começa a receber o benefício em 30 dias.

Outros serviços – Outra novidade é a Escola do Trabalhador que em parceria com a UnB, oferece cursos de qualificação profissional gratuitamente, cujo acesso está sendo facilitado e viabilizado pela Secretaria do Trabalho. “A qualificação da mão-de-obra é muito importante para se conquistar um melhor espaço no mercado”, destacou Adriano Montovani.

A Escola do Trabalhador terá espaço físico – laboratórios com cursos presenciais – e também na modalidade Ensino à Distância (EAD). Para o cidadão acessar esses serviços basta ter internet, e acessar empregabrasil.mte.gov.br, na barra de endereço do seu computador ou baixar os aplicativos pela loja virtual de seu telefone celular.

.