População jovem adulta é a mais contaminada por Coronavírus em Aparecida de Goiânia

Por Camila Godoy

25 de junho de 2020

Por Camila Godoy

25 de junho de 2020


Foto: Arquivo-Secom

69% dos casos confirmados até o momento referem-se a pessoas entre 20 e 49 anos de idade. Idosos representam menos de 10% dos contaminados, mas totalizam 78% dos óbitos

Segundo o perfil epidemiológico das pessoas com Covid-19 em Aparecida de Goiânia, dos 1.765 casos confirmados na última segunda-feira (22), 1.212 referem-se a pessoas entre 20 e 49 anos de idade. Elas totalizavam, nesta data, 69% do total registrado no município. Jovens adultos de 30 a 39 anos são os mais afetados. A cada quatro casos confirmados, pelo menos um é dessa faixa etária. Já os idosos, grupo de risco da doença, são menos de 10% dos testados positivos. Porém, o índice de mortalidade é maior entre eles. 78% dos óbitos ocorreram em pessoas com mais de 60 anos de idade.

“Observamos uma população economicamente ativa sendo mais contaminada. Ela também é a maioria da população e em regra circula com maior frequência pela cidade. Contudo, já identificamos que é grande a contaminação intradomiciliar. Assim, muitas vezes, ela acaba levando o coronavírus para os idosos, crianças e adolescentes com os quais divide a casa. Isso é muito preocupante. De todos os confirmados, mais da metade relatam terem tido contato com algum caso confirmado. As pessoas precisam manter a higiene e o distanciamento em todos os ambientes, em casa também”, afirma o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

O secretário explica que dos 32 pacientes que vieram a óbito, 29 estavam hospitalizados e desses 23 precisaram de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI): “Sabemos que a maioria das pessoas não precisará de internação. Hoje estamos com 733 moradores de Aparecida de Goiânia com a doença ativa. Desses, 29 estão hospitalizados. Ou seja, cerca de 4%. No entanto, trabalhamos para que em qualquer cenário não falte leito para ninguém”. Ele lembra que nos últimos três meses a Prefeitura ampliou a rede e passou a oferecer 123 leitos hospitalares exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 63 UTIs. Com a oferta, inclusive, outros municípios passaram a procurar Aparecida de Goiânia.

Sintomas frequentes

De acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica da cidade, os sintomas mais frequentes apontados pelos 1.765 casos confirmados são febre, tosse e dor de cabeça. Esses três sintomas atingem mais da metade dos doentes. Dor muscular e fraqueza acometem mais de 30%. Coriza, dor de garganta, falta de ar, perda de paladar e olfato vêm em seguida com menos frequência entre os casos confirmados. Além disso, cerca de 8% dos contaminados não sentiu nenhum sintoma.

Segundo os dados da Vigilância, ao se observar somente os pacientes que vieram à óbito, a prevalência é diferente. Dentre eles, o sintoma mais comum é a falta de ar. “Nossa recomendação permanece a mesma desde o início: em caso de febre acompanhada de dificuldade para respirar, procure uma das nossas UPAs”, alerta o secretário de Saúde.

Doenças agravantes

Dentre os 1.765 casos confirmados (boletim do dia 22), 364 apresentam comorbidades prévias agravantes da Covid-19. Dos 32 óbitos, apenas quatro pessoas não tinham nenhuma doença crônica. “Observamos que cerca de 20% dos casos confirmados têm comorbidades prévias, um número que segue a lógica da saúde da população. Contudo, o percentual de doentes crônicos entre os óbitos ocorridos é de 87%. Ou seja, o risco de agravamento entre essas pessoas realmente é muito maior. A maioria dos nossos óbitos ocorreu entre pessoas com doenças cardíacas crônicas e diabéticos”, completou Alessandro Magalhães.

Profissões mais frequentes entre os doentes

Dos 1.765 casos confirmados na cidade que informaram sua profissão à Vigilância Epidemiológica, observa-se que os técnicos de enfermagem ocupam o primeiro lugar. Os aposentados, do lar e estudantes vêm logo em seguida. Motoristas, autônomos e enfermeiros seguem como as funções mais citadas entre os doentes. No total, 324 são profissionais de saúde.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)