População receberá informações e orientações sobre prevenção das Hepatites Virais

Por Camila Godoy

23 de julho de 2018

Por Camila Godoy

23 de julho de 2018


Foto: Wigor Vieira

Secretaria Municipal de Saúde realizará campanha de conscientização contra doenças virais que atingem o fígado

Com o objetivo de preparar a população de Aparecida de Goiânia para o combate às Hepatites Virais, durante esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará ações de conscientização com profissionais da rede e grupos de risco. A campanha abordará a importância do diagnóstico, tratamento e prevenção das Hepatites B e C, doenças causadoras de inflamação no fígado, bastante comuns no Brasil. 

A partir das 14 horas desta quarta-feira, 25, será oferecida uma capacitação para médicos, enfermeiros e farmacêuticos do município, sobre diagnóstico e tratamento das hepatites virais. O encontro ocorrerá no Auditório do Arroz Cristal. As inscrições para o evento estão sendo realizadas gratuitamente, com os gestores das unidades de saúde da cidade.

A campanha contará ainda com ação na região dos motéis de Aparecida. Os profissionais da SMS realizarão testagem rápida para identificação das doenças e aconselhamento para os trans e travestis que estejam no local. A equipe também distribuirá materiais educativos e preservativos e promoverá debates para esclarecer dúvidas sobre a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis, em especial as Hepatites Virais.

Hepatites Virais

Nos últimos dois anos, foram notificados 479 casos de Hepatites B e C em Aparecida. O vírus causador da Hepatite B é transmitido pelo contato com sangue, sêmen e outros fluidos corporais de alguém infectado, ou ainda agulhas ou instrumentos cirúrgicos contaminados. Também pode ocorrer passagem do vírus de uma mãe ao recém-nascido, durante o parto. Já a Hepatite C é transmitida pelo contato com sangue contaminado.

Como milhares de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, a SMS alerta sobre a importante procurar um Centro de Testagem e Aconselhamento de Aparecida, bem como e as Unidades Básicas de Saúde do município, para diagnosticar e tratar precocemente as doenças. O diagnóstico pode ser realizado por meio de teste rápido que identifica a doença. 

Serviço

Assunto: Aparecida realiza Campanha contra as Hepatites Virais

Programação:

  • 25/07 (quarta-feira), às 14h: Capacitação dos profissionais de saúde do município – Auditório do Arroz Cristal – Endereço: BR 153, Jardim Cristal, Aparecida de Goiânia
  • 26/07 (quinta-feira), das 12 às 17h: Ação de conscientização na região dos motéis – Endereço: Vila Nossa Senhora de Lourdes, Aparecida de Goiânia

Contato: Assessoria de Imprensa da SMS – 62 3545-4862

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)