Praças de Aparecida recebem serviços de manutenção e limpeza

Por Allan David

7 de janeiro de 2021

Por Allan David

7 de janeiro de 2021


Foto: Claudivino Antunes

Moradores podem colaborar na conservação solicitando reparos e comunicando ações de vandalismo pelo telefone 3545-6040

Manutenção constante. É essa a diretriz da Prefeitura de Aparecida para preservar as praças da cidade com aspecto visual convidativo, jardins sempre floridos e equipamentos de ginástica e lazer prontos para uso a qualquer hora.

A cada semana, entre 60 e 80 praças recebem diversos serviços de conservação, executados pelas equipes da Diretoria de Parques e Jardins, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).

Poda da grama, plantio nos jardins e limpeza de canteiros estão entre os serviços mais comuns. Mas na manutenção são feitos também a lubrificação dos aparelhos das academias abertas, soldas em peças danificadas, retirada de itens para reparos e reposição de peças, incluindo equipamentos quebrados intencionalmente.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Max Menezes conta que são frequentes os casos de aparelhos danificados em ações de vandalismo.

Contrastando com a dedicação das equipes para deixar as praças bonitas, os profissionais da SDU são acionados todas as semanas para repor flores e placas de grama furtadas, remover aparelhos derrubados, consertar peças quebradas por querer, e repintar equipamentos arranhados, às vezes, ao serem feitos de cabide por ambulantes.

“A população pode nos ajudar na conservação das praças. Boa parte dos moradores e comerciantes, por exemplo, recolhem as peças danificadas nas praças e nos comunicam, e nós buscamos atender essas ocorrências sempre em caráter de urgência”, diz Max.

O telefone para solicitar algum reparo ou manutenção nas praças e nos canteiros das avenidas é 3545-6040. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Manutenção chega todas as semanas a até 80 praças – Foto: Claudivino Antunes

De acordo com o Coordenador de parques e jardins, Joaquim Carlos Lourenço de Moura, uma equipe de 40 servidores da Diretoria de Parques e Jardins se reveza diariamente na conservação das praças por toda a cidade. Além das ocorrências que surgem no dia a dia, motivadas por vandalismo, a manutenção das praças segue um cronograma.

Todo o município de Aparecida é contemplado, sendo dividido por regiões. Uma mesma região pode ter até oito praças recebendo manutenção no mesmo dia.

Segundo a Diretoria de Parques e Jardins, o cronograma de reparos é organizado conforme o fluxo de pessoas nas praças. Para tanto, esses espaços de lazer e esporte são visitados sistematicamente pelas equipes da manutenção.

Flores que colorem Aparecida

Os jardins das praças e avenidas de Aparecida são refeitos de tempos em tempos, conforme as condições do manejo, limpeza dos canteiros, adubação e irrigação.

Entre as flores e plantas que compõem os jardins públicos da cidade, as mais utilizadas são a vinca e a sálvia, que, conforme finaliza a Diretoria de Parques e Jardins, são escolhidas em função de sua durabilidade, de cerca de seis meses.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)