Prefeito conhece projeto que pode gerar economia de 6,5% no gasto com iluminação pública

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 06 de novembro de 2013 – Representantes da empresa paulista Agnys Energia apresentaram na tarde desta quarta-feira (06) ao prefeito Maguito Vilela (PMDB) um estudo para a implantação do projeto de sistema de iluminação pública no município. A apresentação ocorreu no Centro de Cultura José Barroso e contou com a presença de todo secretariado e de vários vereadores de Aparecida de Goiânia. A expectativa com a implantação deste projeto é de uma economia de 6,5% nos gastos com a iluminação pública já no primeiro mês de funcionamento, que equivale a quase R$ 70 mil por mês.

O estudo realizado não teve nenhum custo para a Prefeitura e teve duração de dois meses. Foi realizado um amplo diagnóstico da situação dos prédio públicos da cidade. A proposta prevê a concessão por 25 anos da gestão pública das operações e investimentos da energia municipal. O executivo irá redigir minuta a ser encaminhada à Câmara Municipal autorizando a implantação do projeto por meio de Parceria Público Privada (PPP).

“A ideia é continuarmos agindo de todas as formas para tornar Aparecida uma cidade cada vez mais moderna e inteligente. Este estudo é muito importante. O primeiro passo já foi dado e tudo está sendo feito da forma mais transparente possível. Após a implementação deste novo sistema, a administração passará a utilizar energia solar e lâmpadas com tecnologia LED, que é ecologicamente correta, muito mais econômica e também possui tempo de vida útil muito maior que o atual modelo”, conta Maguito.

Em dois anos todas as lâmpadas de rua serão substituídas por novas, com tecnologia LED. Em três, todas as lâmpadas do interior dos prédios. Hoje o custo mensal com energia da administração é de cerca de R$ 1 milhão. A concessão irá garantir no primeiro mês uma economia de 6,5%. “A implantação de placas de geração de energia solar nas escolas e demais prédios irá gerar um exedente que, redistribuído, poderá levar a uma economia de até 25% dos gastos com energia. A economia da cidade será de cerca de R$ 250 milhões durante o prazo vigente do contrato”, explica o engenheiro Fernando Almeida.

Durante o estudo foram analisados dados de todas as contas de energias relativas aos últimos cinco anos da administração. Primeiramente houve uma visita a todos os prédios com o cadastro de equipamentos eletrônicos como lâmpadas, computadores e maquinário. O presidente da Câmara Municipal de Aparecida, vereador Gustavo Mendanha (PMDB), esteve presente, juntamente com os vereadores Edilson (PMDB), Rosildo (PP), Ezízio Barbosa (PMDB), William Ludovico (PMDB), Vencerlino Amendoím (PSL), Francisco Gaguinho (PSC) e Roberto Chaveiro (PSL).

Uma vez aprovada a PPP, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano ficará responsável por instalar a concorrência pública que escolherá a melhor proposta. Segundo Rodrigo Caldas, secretário da pasta, o novo sistema de gestão propiciará muitos ganhos à população. “Além da economia que proporciona, o novo sistema permite muito mais agilidade e eficiciência na manutenção. Isso sem contar a redução do impacto ambiental gerado pelo vapor de mercúrio existente nas lâmpadas convencionais.