Prefeito entrega certificados de qualificação à 595 formandos do Pronatec

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 28 de novembro de 2013 – A prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social entregou na tarde desta quinta-feira, 28, 595 certificados de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), aos beneficiários do Bolsa Família e cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal. A entrega dos certificados foi feita na Escola Senai Dr Celso Charuri, na Vila Oliveira, onde é a base dos cursos de qualificação profissional do Pronatec.

De acordo com o prefeito Maguito Vilela é preparando a população, com escolas e cursos profissionalizantes que Aparecida crescerá com mais qualidade e proporcionando um futuro melhor para os aparecidenses. “Lutamos arduamente para trazer a escola do Senai para Aparecida, pois sabíamos que seria fundamental para a cidade. E hoje vemos que essa luta não foi em vão. Pois é nos preparando, nos qualificando que teremos um futuro com mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Se formaram no segundo semestre de 2013 995 alunos dos cursos de qualificação nas áreas de Costureiro Industrial; Modelista; Marceneiro; Operador de Computador; Mestre de Obras; Operador de Empilhadeira; Eletricista Industrial; Mecânico de Manutenção de Máquinas; Soldador MIG/MAG e Soldador TIG; Torneiro Mecânico; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Auxiliar Admistrativo. Receberam o certificado nesta quinta, 595 alunos da Escola Celso Charuri, os demais, 400, que estudaram nos centros de apoio, receberão o certificado no dia 03 de dezembro, em cerimônia no SESI.

O diretor geral da Escola Senai Celso Charuri, Marcos Mariano, abordou a união de esforços para que a escola fosse realidade e os cursos de qualificação transformassem a vida dos aparecidenses. “A escola foi concebida e instalada para servir e atender a população de Aparecida. E hoje estamos trabalhando na inserção dessa população no mercado de trabalho. E para abrigar mais alunos, estamos ampliando nossas instalações para mais dois cursos, o de construção civil e solda elétrica”, enfatizou o diretor.

A senhora Maria de Araujo Aquino, de 40 anos, recebeu o diploma do curso de Costureira, o segundo feito pelo Pronatec. “Me formei em manicure e hoje sou costureira. Estou feliz e minha expectativa é a de abrir um ateliê em minha casa, e ter meu próprio negócio”, contou. A mesma felicidade é compartilhada pela adolescente Gabriela Maria Roque, que se formou no curso de Auxiliar Administrativo. “Com o certificado na mão vou em busca de uma vaga no mercado de trabalho”, disse a formanda. E a instrutora de costura Maria Cícera Ramos disse estar orgulhosa de todos. “Agora eles têm uma boa visão para o futuro e saem daqui preparados para o mercado de trabalho. E isso nos deixa, a mim e aos outros instrutores, orgulhosos”, pontuou a instrutora.

Segundo a secretária de Assitência Social, Carmem Sílvia, afirmou que todos que procuram os cursos do Programa de Qualificação estão em busca de um futuro melhor, por isso a importância de se trabalhar mais para que esse futuro chegue o quanto antes. “Trabalhamos diuturnamente para qualificar e auxiliar os beneficiários do Bolsa Família. E nosso empenho tem atingido as expectativas, pois neste ano formamos 1825 alunos. E mão-de-obra qualificada é importante para se conseguir um bom emprego no mercado de trabalho”, frisou a secretária.

O vice-prefeito Ozair José (PT), entregou o certificado para uma das alunas do curso de costura e enfatizou que qualificar é dar oportunidade para os mais carentes de disputar uma vaga no mercado de trabalho. “É muito gratificante poder participar de um evento como este, pois sabemos que daqui sairão muitos empreendedores e trabalhadores qualificados. E a qualificação é um grande passo para que cada família possa ter mais rendimentos e essa oportunidade foi agarrada pelos formandos que hoje entram no mercado de trabalho mais preparados”, disse.

O prefeito Maguito Vilela concluiu seu discurso abordando que a educação no município foi despertada a partir da vinda e construção da Escola Celso Charuri. Depois da escola vieram o IFG, novos Cmeis, reformas das escolas municipais e construção de quatro escolas modelo e a UFG. “Educação pensada desde a infância, passando pela qualificação até a universidade. E afirmo que a mão-de-obra qualificada é um grande instrumento para as melhorias pessoais e profissionais. Aqui, hoje, estamos escrevendo a história de uma nova cidade, e vocês serão os intrumentos que ajudarão a escrever e contar essa nova história”, concluiu Maguito.

Também participaram da cerimônia de entrega dos certificados de qualificação no Pronatec, o secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo; o diretor regional do SENAI, Paulo Vargas; o diretor de Qualificação, Antônio Carlos; membros da equipe da Secretaria de Assistência Social e da Escola Senai Celso Charuri.