Prefeito recebe Sintego e retoma negociações sobre Plano de Cargo e Salários

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 18 de fevereiro de 2014 – Para dar continuidade às negociações com os servidores da Educação Municipal após o fim da greve da categoria, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e os secretários Euler Morais (Governo), Carlos Eduardo de Paula (Fazenda), Domingos Pereira (Educação) e Geoliano Lima (Administração), se reuniram na tarde desta terça-feira, 18, com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego). Os principais pontos da reunião foram a discussão do plano de carreira dos servidores e reajuste do auxílio-alimentação. O presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB) também participou da reunião.

O prefeito ressaltou que sempre esteve aberto ao diálogo com a categoria e espera encontrar a melhor solução para as partes. “Nossa gestão sempre deu uma atenção especial aos servidores porque acreditamos que o ser humano merece todo o respeito, mas queremos que todos entendam que também temos limitações orçamentárias e legais. Vamos fazer os estudos que forem necessários com cordialidade e dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal”, argumentou o peemedebista.

Na reunião, prazos foram estabelecidos para que o diálogo entre a gestão e a categoria continue avançando e tenham resultados positivos. Segundo o secretário de Educação, Domingos Pereira, será repassado nos próximos dias, uma cópia com o parecer da Procuradoria Geral do município da proposta de elaboração da tabela de salários ao sindicato e às escolas da rede municipal de ensino. As mesmas devem atualizar os dados de seus servidores e reencaminhar os formulários à SME até o dia 10 de março.

Também ficou definida uma reunião inicial para o dia 18 de março, onde a secretaria deverá repassar os valores, baseados nos dados reais atualizados, da proposta do plano de cargos e salários e, a partir daí, elaborar o anteprojeto para ser encaminhado à Câmara de Vereadores até, no máximo, dia 30 de maio. “Nunca deixamos de dialogar e estamos sempre dispostos a atender as reivindicações da categoria. A crítica é saudável desde que o objetivo seja avançar e, por estarmos sempre conversando e dialogando, reconhecemos que a Educação avançou muito nos últimos anos”, frisou o secretário.

O presidente da regional de Aparecida do Sintego, Delson Vieira, agradeceu a deferência do prefeito pela recepção com os servidores. “Queremos resolver esse impasse dentro de um equilíbrio mútuo e acatando também os nossos direitos”, disse. A respeito do corte de ponto dos servidores, o prefeito concluiu que, diante da decisão judicial que decretou a greve ilegal, a prefeitura não tem como reverter a situação, já que também não há a possibilidade de reposição de horas por servidores administrativos. O Sintego foi orientado a se reunir com a Procuradoria-Geral para saber a posição jurídica do órgão sobre o assunto.