Prefeito se reúne com entidades terapêuticas

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 27 de fevereiro de 2014 – O prefeito Maguito Vilela se reuniu na tarde desta quinta-feira, 27, com representantes das comunidades terapêuticas que atuam em Aparecida de Goiânia. A reunião foi realizada no Centro de Cultura pelo Conselho Municipal Anti Drogas que na ocasião fez sua primeira reunião de trabalho com as unidades que tratam dependentes químicos em Aparecida.

“O problema das drogas é de responsabilidade de todos nós, por isso o trabalho feito pelas comunidades é fundamental. A prefeitura sozinha não consegue atender a todos, e toda a ajuda é bem vinda. E aqui queremos ajudá-los a estar dentro das regras de funcionamento, para que possam continuar a fazer o trabalho contra as drogas”, enfatizou o prefeito.

Segundo o presidente do conselho, Irani Inácio de Lima, o encontro foi um importante passo na busca por soluções conjuntas para o problema das drogas. “O nosso objetivo é aprender e repassar esse aprendizado. É um trabalho de formiguinha, mas que no futuro haverá um grande resultado, que será a diminuição de dependentes químicos em nossa cidade”, pontuou o presidente.

Para Irani Inácio este primeiro diálogo, com os representantes destas entidades, abrirá um canal permanente de interlocução que poderá trazer bons resultados na política antidrogas do município.

Cerca de 15 entidades que trabalham com dependentes químicos e na ressocialização e prevenção das drogas em Aparecida compareceram à reunião. São elas: CEREA, METHA, Comunidade Maria de Nazaré, Associação Servos de Deus, ADAP, Associação Resgaste Socorro de Deus, Sociedade Ambientalista Morada dos Pássaros, Comunidade Terapeutica Heroínas da Fé, Projeto Minha Oportunidade, Centro de Reabilitação Vida, Comunidade Católica Luz da Vida, Associação Comunitária Lapidando Tesouros, Projeto Desportivo da Criança e do Adolescente, Centro de Reabilitação Vida Com Abundância e Instituição Prevenção Gente Livre.

De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Rassi, que lembrou o caso ocorrido com a comunidade Lapidando Tesouros no final de 2013, as comunidades precisam se adequar às normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde. “Essa reunião auxiliará as comunidades a se adequarem às normas técnicas exigidas para o bom funcionamento, pois são necessárias, já que o consumo de drogas vem crescendo vertiginosamente, e esses locais ajudam no trabalho de combate a esse mal”, sublinhou o secretário.

O representante da comunidade Projeto Minha Oportunidade, Pastor Joselino Deodoro, que atua há dois anos no tratamento de dependentes e seus familiares e na prevenção de crianças, abordou a importância dessa iniciativa da prefeitura em ajudar as comunidades. “É necessário um trabalho conjunto entre o poder público e as comunidades para que possamos atender melhor nossos pacientes. Esse é um grande passo que estamos dando, pois junto com o conselho poderemos melhorar nosso trabalho com a comunidade, disse Joselino.

Presenças – Estiveram presentes na primeira reunião do Conselho Municipal Anti Drogas de Aparecida os secretários Euler Morais (Governo), Adriano Montovani (Trabalho e Renda), André Luis (Controle Interno), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Leo Mendanha (ASA), Marcos Alberto (Industria e Comércio). Eli de Faria (AparecidaPrev), Marinho Rezende (Procon), Eliézer Guimarães (Cultura), Ronnie Barbosa (Habitação) e Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos). Além dos vereadores Gustavo Mendanha (PMDB) e Antonio Ribeiro (PRTB).