Prefeitura adere à Ata de Preços do FNDE e acelera aquisição de mobiliários e equipamentos para Cmei

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 06 de novembro de 2013 – Com o objetivo de acelerar a aquisição de equipamentos e mobiliários do Cmei em construção no setor Serra Dourada e acertar os detalhes da inauguração, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) recebeu hoje, 06, em seu gabinete, uma comitiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação. Em seguida,  o grupo esteve no CMEI para verificar o andamento da obra e realizar um levantamento da necessidade estrutural da unidade.

“Acertamos que, à exemplo da obra, todo o mobiliário e equipamentos também serão adquiridos por meio de Ata de Registro de Preços elaborada pelo FNDE. Já aderimos ao pregão nacional, que elimina a necessidade de uma licitação realizada pelo município e, consequentemente a burocracia”, frisou o prefeito Maguito Vilela. Sobre a inauguração, o prefeito confirmou que terá a participação da presidenta Dilma Rousseff, em dezembro. A data ainda depende da agenda da chefe de Estado, mas será provavelmente na segunda quinzena do mês. “A empreiteira nos entregará o CMEI até 20 de novembro e, juntamente com o FNDE, estamos agilizando a aquisição de móveis e equipamentos”, completou o prefeito, que durante a reunião falou por telefone com o secretário executivo do Minstério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, para confirmar os detalhes da entrega da obra.

Pelo menos 3 mil CMEIs em todo o país serão construídos com a mesma tecnologia utilizada no CMEI do Setor Serra Dourada, em Aparecida de Goiânia. A Metodologia Inovadora (MI), desenvolvida no Canadá e patenteada pela empresa brasileira Global Housing International, consiste no encaixe de peças de PVC leve pré-moldadas, formando paredes, que depois são preenchidas com o concreto. Deste total, pelo menos 1.085 já aderiram ao método de ata de registros do FNDE, Tendo como exemplo o trabalho realizado em Aparecida, 1.085 dos 3 mil CMEIs que serão construídos no país, já aderiram ao sistema de Ata de Registros do FNDE para acelerar a construção e a compra de equipamentos para as obras construídas em parceria com o Governo Federal, em diversas áreas.

Segundo a coordenadora geral de Articulação e Contratos do FNDE, Andreia Couto, o CMEI do setor Serra Dourada, em Aparecida é modelo para todo o país. “É o primeiro CMEI construído com a tecnologia canadense no Brasil e vários fatores estão facilitando o acompanhamento do projeto pelo FNDE, como a proximidade com Brasília”, frisou ela, lembrando que a estrutura da unidade também segue um modelo padrão de qualidade, com laboratório de informática dotado de tela interativa e ar condicionado, entre outras inovações.

A obra de Aparecida serve ainda como modelo para outros municípios goianos também contemplados pelo Governo Federal com os novos CMEIs. “Equipes das secretarias de Educação de Goiânia e Senador Canedo estão visitando frequentemente nosso CMEI e acompanhando o passo a passo da obra. Como é um modelo novo de estrutura, acabamos nos tornando o projeto piloto e isso ajuda muito no melhoramento de projetos futuros”, avaliou o secretário de Educação, Domingos Pereira.

CMEI – O CMEI do setor Serra Dourada, inicialmente batizado Olentino Xavier e que foi renomeado para Profº. Olaídes Bonifácio da Silva, em homenagem ao importante educador do município; é o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Brasil a utilizar a tecnologia canadense em PVC Leve enxertado e concreto. Em todo o país, serão construídas 700 unidades em todo o país com o mesmo sistema. A cidade receberá 16 CMEIs deste mesmo padrão. O próximo deve ter obras iniciadas na semana que vem, no setor Caraíbas.

O investimento total no CMEI é de R$ 1.450.000 e, além de maior qualidade de acabamento, os novos CMEIs são construídos em menor tempo, entre 70 e 90 dias em média. “Por ser o primeiro, o CMEI do Serra Dourada levará um pouco mais de tempo, estamos no 78º dia de obras com mais de 90% da obra concluída. Mas a experiência que a empresa teve com ele propiciará que os demais sejam concluídos em menor tempo”, avaliou o secretário Domingos Pereira.

A reunião foi acompanhada pelos secretários Domingos Pereira (Educação); Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos); pelo superintendente da Secretaria Municipal de Projetos e Captação de Recursos, Pedro Peixoto; pelo engenheiro da construtora Casa Alta, responsável pela obra, Fernando Palu Pedroni; e pelo engenheiro da prefeitura responsável pelo acompanhamento da obra, Rubens Marciel Batista.